De 8 a 11 de março, a Tintas Coral estará na Expo Revestir 2022 em um espaço que propõe muito conteúdo, convidados especiais – como o ás das cores, misturas e estampas Sig Bergamin – e uma reflexão sobre o uso das cores através dos tempos.
Esta é a segunda participação consecutiva da marca de tintas nessa que é a maior feira de revestimentos e acabamentos da América Latina. Desta vez em um evento híbrido, a Coral marcará presença na feira e atividades on-line e também em um estande de 135m2, que será palco de bate-papos retransmitidos nas redes sociais da marca.
“Cor é revolução. Ultrapasse o limite da criatividade” é o conceito que permeia toda a participação da Coral na Expo Revestir 2022. “Buscamos grandes momentos que marcaram a história e percebemos a presença da cor em cada um deles. Há décadas, movimentos históricos e cores vivem e caminham juntos. Isso porque as cores não mudam apenas superfícies. Elas transformam nossa perspectiva perante o mundo”, diz Juliana Zaponi, gerente de Comunicação em marketing e cor para América do Sul da AkzoNobel.
As referências encontradas são inúmeras. Em 1942, por exemplo, em plena segunda guerra mundial, Winston Churchill entendeu que usar batom vermelho fazia as mulheres se sentirem fortes e seguras, sentimentos especialmente valiosos em tempos de crise. Já no pós-guerra, em 1945, casas eram pintadas de rosa, azul, amarelo: cores vivas que evocavam forte efeito restaurador. Entre 1960 e 1970, artistas abusavam das cores em suas obras, usando pinceladas para mostrar seus ideais em uma época marcada por lutas pelos direitos civis. E foi no final da década de 1970 que Gilbert Baker criou a bandeira símbolo do movimento LGBTQIA+, exibida pela primeira vez na parada gay da liberdade de San Francisco, na Califórnia (EUA). O estandarte original tinha oito cores, das quais seis permanecem até hoje.
Pensando na história brasileira, vale lembrar a Semana de Arte Moderna, que completa um século este ano e que inaugurou o movimento modernista criando uma arte autenticamente nacional e levando as cores de Tarsila do Amaral e Anita Malfatti para o mundo.
“São todos exemplos nos quais percebemos a cor como força de transformação, que traz autenticidade, atrevimento, orgulho, mudança, coragem e criatividade. Nossa ideia com esse conceito é também criar um efeito provocativo. Nosso desejo é impactar os profissionais que visitarem o estande da Coral e convidá-los a saírem do conforto dos projetos em branco e off-white e se jogarem nas mais de 2 mil cores disponíveis no leque de cores da Coral, afinal, projetos coloridos causam efeitos positivos na vida de quem habita os ambientes e traz visibilidade ao profissional”, afirma Tamara Goes, gerente de Marketing Brasil da AkzoNobel.
Para essa jornada, a Coral convidou um time de relevância, que vivencia as cores em seu dia a dia e em seus trabalhos com maestria. A cor faz parte da história de cada um dos convidados. Cada um com sua particularidade. E você conferir no estande da Coral na Expo Revestir 2022, com transmissão simultânea no Instagram @tintascoral
As ações na Expo Revestir também incluem arquitetos e influenciadores convidados que irão percorrer a feira utilizando o Color Sensor em revestimentos e outras superfícies, registrando seu funcionamento nas suas redes sociais. O dispositivo é um importante aliado na pesquisa e identificação de cores, auxiliando na escolha de tonalidades que combinam entre si – o que reforça o conceito de complementaridade das cores – tinta, revestimento e itens de decoração em geral.