Durante a  Avaliação Nacional de Vinhos  Safra 2021, promovida pela Associação Brasileira de Enologia, a maior degustação de vinhos de uma safra do mundo,. o enólogo Osvaldo Amado, três vezes eleito o melhor enólogo de Portugal, disse sobre um Touriga Nacional da Miolo Wine Group,  a amostra número 15. que deu 94 pontos ,  o vinho  carrega uma casta portuguesa e é cultivada na Campanhaa Meridional, em Candiota, na unidade da Vinícola Seival.” É fácil falar sobre este vinho. è uma grande casta do mundo, um grande vinho do mundo`.É intenso, elegante, adequado. .Já pode ser consumido, mas certamente ,   tem vida longa. Sua complexidade, com o tempo, irá refinar, tornando-se um grande vinho Brasil, uma amostra no mundo. Continuem estimulados a fazer vinhos como este”disse   Outras oito amostras foram classificadas entre as 30% representativas deste ano de 2021.

Enólogo português Osvaldo Amado foto Rafael Bauer

O enólogo português destacou, ainda, que não há dúvidas sobre o terroir, solo e castas cultivadas no Brasil. “O que resta apenas é o trabalho de persistência, mostrando o que se faz de melhor em terras brasileiras, assim como a Miolo está fazendo”. O Touriga Nacional foi o grande destaque da empresa, classificada na Categoria Tinto Fino Seco. Mas a empresa mostrou sua expertise nas demais categorias com outras oito amostras, elaboradas com uvas cultivadas no Vale dos Vinhedos e nas duas unidades da Campanha: Vinícola Seival em Candiota e Vinícola Almadén em Santana do Livramento. Na categoria Branco Fino Seco Não Aromático foram duas amostras: Chardonnay e Pinot Gris, sendo a primeira do Vale dos Vinhedos e a segunda de Candiota. É de lá também a amostra Pinot Noir / Chardonnay, classificada na Categoria Vinho Base Espumante.

 

 

 “O Brasil é um continente de solos e climas abundantes. Safra por safra, aprendemos com cada terroir a engarrafar a identidade de cada região, explorando as peculiaridades de cada vinhedo”, destacou. Única a cultivar uvas e elaborar vinhos em quatro diferentes regiões produtoras do país, apostando no projeto ‘Terroirs do Brasil’, a empresa fincou suas raízes com a Miolo no Vale dos Vinhedos (RS), Terranova no Vale do São Francisco (BA), Seival em Candiota – Campanha Meridional (RS) e Almadén em Santana do Livramento, Campanha Central (RS).  Da Vinícola Almadén, três amostras foram classificadas: Sauvignon Blanc na Categoria Branco Fino Seco Aromático e Cabernet Franc e Tannat na categoria Tinto Fino Seco. Da unidade do Vale dos Vinhedos mais duas amostras na Categoria Tinto Fino Seco: Cabernet Sauvignon e Merlot.  

 

Para Adriano Miolo, diretor superintendente da Miolo Wine Group “Ficar entre as 16 amostras é representar o Brasil vitivinícola, mostrando aos brasileiros e ao mundo nossa representatividade, diversidade e qualidade. Estamos muito felizes e honrados e esperamos que o brasileiro continue descobrindo o nosso vinho”, comemorou 

Confira a representativa do grupo  na avaliação

  1. Touriga Nacional – Miolo Wine Group – Tinto Fino Seco* (Vinícola Miolo Candiota)
  2. Pinot Noir / Chardonnay – Miolo Wine Group – Vinho Base Espumante (Vinícola Miolo Candiota)
  3. Cabernet Sauvignon – Miolo Wine Group – Tinto Fino Seco (Vinícola Miolo Vale dos Vinhedos)
  4. Merlot – Miolo Wine Group – Tinto Fino Seco (Vinícola Miolo Vale dos Vinhedos)
  5. Chardonnay – Miolo Wine Group – Branco Fino Seco Não Aromático (Vinícola Miolo Vale dos Vinhedos)
  6. Pinot Gris – Miolo Wine Group – Branco Fino Seco Não Aromático (Vinícola Miolo Candiota)
  7. Cabernet Franc – Vinícola Almadén – Tinto Fino Seco (Vinícola Almaden)
  8. Tannat – Vinícola Almadén – Tinto Fino Seco (Vinícola Almadén)
  9. Sauvignon Blanc – Vinícola Almadén – Branco Fino Seco Aromático (Vinícola Almadén)