O Toyota Mirai 2021 entrou para o Guiness World Record por ter atingido a distância mais longa de um veículo elétrico de célula de combustível de hidrogênio sem reabastecimento. O Mirai alcançou a inédita marca de 845 milhas, ou cerca de 1.360 km, após ser abastecido completamente de hidrogênio por cinco minutos em uma viagem de ida e volta pelo sul da Califórnia, nos EUA. Recentemente selecionado pela Ward’s Automotive como vencedor do 10Best Engine & Propulsion Systems, o recorde do Toyota Mirai estabelece um novo marco de distância para veículos com emissão zero.

Toyota divulgação

Segundo Bob Carter, vice-presidente executivo da Toyota Motor North America.“Em 2016, o Toyota Mirai foi o primeiro veículo elétrico de célula de combustível disponível para venda no varejo na América do Norte, e agora a próxima geração do Mirai está estabelecendo recordes de distância.Estamos orgulhosos de sermos líderes nesta tecnologia empolgante, que é apenas uma de uma linha crescente de veículos com emissão zero em nosso portfólio.”disse

 

A tentativa de recorde oficial foi monitorada de perto pelo Guiness World Record, seguindo suas regras rígidas e procedimentos de documentação. Em sua jornada de 23 e 24 de agosto de 2021 com foco na eficiência, o Mirai registrou impressionantes 152 MPGe (milhas por galão equivalente) com água como única emissão. O juiz do Livro dos Recordes, Michael Empric, validou o tanque do Mirai com um selo no início e no final da viagem.

Conduzida por Wayne Gerdes e co-pilotada por Bob Winger, a viagem de dois dias começou na segunda-feira, 23 de agosto de 2021, no Toyota Technical Center (TTC) em Gardena, Califórnia, lar do grupo de desenvolvimento de células de combustível da Toyota. A dupla viajou para o sul, para San Ysidro, e depois para o norte, para Santa Bárbara, cruzando Santa Monica e a praia de Malibu ao longo da Pacific Coast Highway. Eles voltaram ao TTC naquela noite e registraram 473 milhas (761 km) com apenas duas trocas de motorista naquele dia.

No dia seguinte, 24 de agosto de 2021, consistiu em mais percursos locais, onde percorreram mais 372 milhas (cerca de 599 km) de tráfego matinal e vespertino na rodovia de San Diego entre Los Angeles e Orange County até que o Mirai não tivesse mais hidrogênio, chegando ao TTC com um total de 845 milhas (1.360 km) percorridas.

“Como jurado do Guiness World Record há 10 anos, tive a oportunidade de testemunhar tentativas incríveis, incluindo vários feitos relacionados à distância”, disse Empric. “A jornada do Toyota Mirai sem a necessidade de reabastecimento mostra o poder da tecnologia elétrica de célula de combustível. Essa tecnologia e a engenhosidade do design da equipe da Toyota levaram a um momento histórico”.

Ao final da viagem, o Mirai consumiu um total de 5,65 kg de hidrogênio e passou por um total de 12 estações de hidrogênio ao longo das rotas de movimentação sem reabastecimento. O Mirai foi conduzido principalmente durante o trânsito da hora do rush em temperaturas entre 18 e 28 graus Celsius. Ele emitiu zero CO2, enquanto um veículo com motor de combustão interna padrão teria emitido cerca de 664 libras de CO2 na mesma distância.

Os resultados foram alcançados por motoristas experientes em técnicas de condução de longa distância que otimizaram o desempenho do Mirai sob condições climáticas e de direção específicas. Eles também aproveitaram algumas dicas básicas de direção com baixo consumo de combustível que qualquer motorista pode praticar. 

  • Realize todas as manutenções preventivas. Um motor mal ajustado pode afetar a economia de combustível.
  • Garanta o alinhamento correto das rodas.
  • Verifique a pressão dos pneus, pois com pressão insuficiente podem interferir negativamente na economia de combustível.
  • Remova a carga, quanto mais leve, melhor.
  • Evite acelerações rápidas ou frenagens fortes.
  • Evite dirigir em velocidades mais altas.
  • Minimize o funcionamento de acessórios mecânicos e elétricos, por exemplo, ar-condicionado. (Curiosidade: muitos modelos da Toyota, incluindo os híbridos, têm o Drive Mode Select, que oferece um modo ECO para priorizar a eficiência ao otimizar a operação do ar-condicionado, por exemplo).