Com a missão de retomar volumes de produção e vendas, a Toyota fortaleceu processos que permitissem gerenciar novos desafios e, assim, aprimorar sua forma de trabalho, mais flexível e cada vez mais sustentável.  Com isso, a Toyota finalizou o ano com quase 175 mil unidades comercializadas, um crescimento de 26% em relação a 2020.

Três produtos se destacaram em 2021, no portfólio Toyota. O Corolla encerrou mais um ano como o líder absoluto do segmento de sedãs médios, contabilizando 41.900 unidades vendidas, enquanto a Hilux alcançou 45.884 unidades comercializadas e novamente assegurou sua liderança no mercado de picapes médias. O terceiro destaque foi o Corolla Cross, primeiro SUV da marca produzido no País lançado em março do ano passado, que começou a ganhar o gosto do consumidor com a comercialização de 34.253 unidades em apenas 10 meses. 

O ano de 2021 foi marcado por inúmeros desafios para toda a indústria brasileira, principalmente a automotiva. Com a missão de retomar volumes de produção e vendas, a Toyota fortaleceu processos que permitissem gerenciar novos desafios e, assim, aprimorar sua forma de trabalho, mais flexível e cada vez mais sustentável.  Com isso, a Toyota finalizou o ano com quase 175 mil unidades comercializadas, um crescimento de 26% em relação a 2020.

Três produtos se destacaram no portfólio Toyota em 2021. O Corolla encerrou mais um ano como o líder absoluto do segmento de sedãs médios, contabilizando 41.900 unidades vendidas, enquanto a Hilux alcançou 45.884 unidades comercializadas e novamente assegurou sua liderança no mercado de picapes médias. O terceiro destaque foi o Corolla Cross, primeiro SUV da marca produzido no País lançado em março do ano passado, que começou a ganhar o gosto do consumidor com a comercialização de 34.253 unidades em apenas 10 meses. 

Segundo Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil. “O ano de 2021 se mostrou mais desafiador do que os nossos prognósticos. Seguimos nos reinventando para superar as dificuldades e mantemos diálogo franco e aberto com nossos colaboradores, concessionários, fornecedores, governo e outros agentes da sociedade. Está cada vez mais claro que temos que buscar uma agenda sustentável de competitividade para o Brasil, que favoreça um ambiente justo de competição para toda a indústria e é isso que vamos seguir fazendo”, afirma 

Um dos grandes desafios do ano passado, foi gerenciar os efeitos globais da falta de componentes. Apesar de também afetada, a Toyota terminou com uma produção de quase 172 mil unidades em suas duas fábricas que produzem automóveis no Estado de São Paulo, Sorocaba e Indaiatuba, crescimento de 48% sobre 2020. Além disso, o gerenciamento dos insumos, aliado à perspectiva de crescimento do mercado, permitiu a abertura de um 3º turno na unidade de Sorocaba no mês de novembro com o intuito de suprir a demanda de seus produtos no mercado interno e também nos países da América Latina e Caribe.

Por falar em mercados externos, 35% da produção brasileira da Toyota foi enviada para fora do País em 2021. O grande destaque foi o Corolla Cross, modelo que expandiu a presença da Toyota na América Latina e Caribe, ao ser comercializado em 22 países da região. Os principais destinos que recebem os modelos Corolla Cross, Corolla, Yaris e Etios (que segue sendo produzido apenas para exportação) são Argentina, Colômbia, Peru, Chile, Paraguai e Uruguai. 

A visão estratégica global  em se tornar uma empresa de mobilidade seguiu avançando no Brasil. A KINTO, empresa do grupo provedora de soluções de mobilidade lançada em 2020, passou a oferecer o KINTO One Personal, seu serviço de assinatura de veículos para pessoa física. 

Assim, por meio da KINTO e seus três serviços disponíveis no Brasil – KINTO Share, de compartilhamento, KINTO One Fleet, de gestão de frotas corporativas, e o KINTO One Personal, a Toyota se consolidou como a fabricante de veículos com portfólio de serviços de mobilidade mais completo do País. 

“O ano de 2021 se mostrou mais desafiador do que os nossos prognósticos. Seguimos nos reinventando para superar as dificuldades e mantemos diálogo franco e aberto com nossos colaboradores, concessionários, fornecedores, governo e outros agentes da sociedade. Está cada vez mais claro que temos que buscar uma agenda sustentável de competitividade para o Brasil, que favoreça um ambiente justo de competição para toda a indústria e é isso que vamos seguir fazendo”, afirma c

 Um dos grandes desafios de 2021 foi gerenciar os efeitos globais da falta de componentes. Apesar de também afetada, a Toyota terminou com uma produção de quase 172 mil unidades em suas duas fábricas que produzem automóveis no Estado de São Paulo, Sorocaba e Indaiatuba, crescimento de 48% sobre 2020. Além disso, o gerenciamento dos insumos, aliado à perspectiva de crescimento do mercado, permitiu a abertura de um 3º turno na unidade de Sorocaba no mês de novembro com o intuito de suprir a demanda de seus produtos no mercado interno e também nos países da América Latina e Caribe.

Em 2021, 35% da produção brasileira da Toyota foi enviada para fora do País . O grande destaque foi o Corolla Cross, modelo que expandiu a presença da Toyota na América Latina e Caribe, ao ser comercializado em 22 países da região. Os principais destinos que recebem os modelos Corolla Cross, Corolla, Yaris e Etios (que segue sendo produzido apenas para exportação) são Argentina, Colômbia, Peru, Chile, Paraguai e Uruguai. 

A visão estratégica global da Toyota em se tornar uma empresa de mobilidade seguiu avançando no Brasil. A KINTO, empresa do grupo provedora de soluções de mobilidade lançada em 2020, passou a oferecer o KINTO One Personal, seu serviço de assinatura de veículos para pessoa física. 

Assim, por meio da KINTO e seus três serviços disponíveis no Brasil – KINTO Share, de compartilhamento, KINTO One Fleet, de gestão de frotas corporativas, e o KINTO One Personal, a Toyota se consolidou como a fabricante de veículos com portfólio de serviços de mobilidade mais completo do País.  

Para 2022, a Toyota projeta um crescimento de cerca de 20% nas vendas. Para isso, concentrará esforços na conquista e retenção de longo prazo de seus clientes baseada na oferta de um portfólio prático e sustentável de produtos e serviços. 

A Toyota assumiu o desafio global de desenvolver e oferecer produtos e serviços de mobilidade cada vez mais sustentáveis, eficientes e tecnológicos e o Brasil segue fazendo parte desse plano. É a intenção da empresa seguir oferecendo produtos eficientes no mercado nacional, como os híbridos flex, enquanto consolida sua estratégia com a sua marca de luxo, a Lexus, a primeira a oferecer um portfólio 100% eletrificado no País.

Além disso, a agenda da Toyota de iniciativas baseadas em ESG seguirá firme em 2022. Além do Desafio Ambiental 2050 a empresa revisou e ampliou seu compromisso social e de governança. As ações seguem alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU.