Para
a Toyota do Brasil, 2021 sinaliza leve recuperação do setor automotivo, após os
mais desafiadores cenários ao longo de 2020, com a chegada da pandemia. As
exportações da subsidiária brasileira da marca indicam a tendência, com os
países da América Latina e Caribe que adquiriram, nos primeiros cinco meses
deste ano, 24.320 unidades dos modelos Etios, Yaris, Corolla e Corolla Cross
produzidos no Brasil, que representam um volume 18% maior que em igual
intervalo de 2019, antes, portanto, da pandemia.
Dois motivos principais colaboram para este desempenho no comércio
internacional em 2021: o fortalecimento e manutenção das estruturas
operacionais de Indaiatuba e Sorocaba (ambas no Estado de SP) alicerçadas no
plano de crescimento sustentável de toda região, e o posicionamento e oferta de
um portfólio de produtos adequado ao cliente latino-americano.
O compacto Etios, produzido na planta de Sorocaba, mantém-se forte no interesse dos consumidores da região e alcançou quase 10 mil unidades exportadas. O Corolla sedã, fabricado na planta de Indaiatuba, contabilizou mais de 5 mil carros entregues em território estrangeiro, enquanto o Yaris chegou a mais de 4,5 mil.
O portfólio se tornou ainda mais completo com a chegada do novo Corolla Cross, primeiro SUV fabricado no Brasil e também disponível com conjunto híbrido. Com mais de 4 mil veículos exportados em apenas três meses, o novo utilitário teve papel importante na retomada ao expandir a presença da Toyota do Brasil para 22 países da América Latina e Caribe. Com isso, a subsidiária brasileira passou a ser a maior base exportadora de Corolla Cross no mundo.
“Temos o desafio e o objetivo de reforçar nossas operações na América Latina e tornar Brasil e Argentina bases sólidas de exportação para toda região, além de alcançar outros mercados. Por isso, é tão importante trabalharmos cada vez mais uma agenda de competitividade no país, termos a previsibilidade necessária para fazermos investimentos de longo prazo e, com isso, gerar mais empregos e renda e contribuir
Recentemente, a Toyota conquistou o Certificado de Operador Econômico Autorizado (OEA), emitido pela Receita Federal. A certificação proporciona maior agilidade e previsibilidade ao fluxo de exportação, graças à adoção de procedimentos em acordo com os critérios exigidos pelo programa como conformidade aduaneira e a segurança na cadeia logística. A conquista representa os esforços de diversas áreas da empresa para alcançarem processos de gestão que minimizem os riscos existentes nas operações de comércio exterior.