A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA – International Air Transport Association) anunciou os resultados de 2019 dos mercados globais de transporte aéreo de carga, mostrando que a demanda, medida em toneladas de carga por quilômetro (FTKs), caiu 3,3% em relação a 2018, e que a capacidade — toneladas de carga disponível por quilômetro (AFTK) — aumentou 2,1%. Este foi o primeiro ano de queda nos volumes de transporte de carga desde 2012 e o desempenho mais fraco desde a crise financeira global em 2009 (quando o mercado de carga aérea apresentou queda de 9,7%).

Em dezembro, os volumes de carga aérea tiveram redução de 2,7% em relação ao ano anterior, enquanto a capacidade aumentou 2,8%.

O desempenho do transporte aéreo de carga em 2019 foi prejudicado pelo fraco crescimento de apenas 0,9% do comércio global. Esse resultado negativo do setor também se deve, em particular, à desaceleração do crescimento do PIB nas economias com atividade intensa de manufatura. A confiança menor de consumidores e empresas e a queda nos pedidos de exportação contribuíram para aumentar os desafios do transporte aéreo de carga.

Há sinais de melhoria na confiança e no volume de transações em 2020. Ainda é muito cedo para dizer quais serão os efeitos de longo prazo causados pelo impacto das restrições associadas ao combate ao surto do coronavírus.

“As tensões comerciais estão entre as principais causas do pior ano para o transporte aéreo de carga desde o final da crise financeira global de 2009. Apesar da melhoria nessas tensões, parece haver pouco progresso nessas boas notícias, pois não sabemos os efeitos do impacto do coronavírus na economia global. Todas as restrições tomadas certamente serão um empecilho para o crescimento econômico. E, com certeza, 2020 será outro ano cheio de desafios para o setor de carga aérea”, disse Alexandre de Juniac, diretor geral e CEO da IATA.

Todos os mercados, exceto a África, sofreram queda de volume em 2019. A região Ásia-Pacífico manteve a maior parte dos FTKs, 34,6%. A participação no transporte aéreo de carga teve aumento modesto na América do Norte e Europa, atingindo 24,2% e 23,7%, respectivamente. A participação no transporte aéreo de carga da região do Oriente Médio se manteve estável em 13%. A África e a América Latina apresentaram aumento pequeno de suas participações, atingindo 1,8% e 2,8%, respectivamente

As companhias aéreas da América Latina sofreram queda de 5,3% na demanda de dezembro de 2019, a maior entre todas as regiões. A região também foi a única a apresentar redução de capacidade (-3,1%). Embora a região tenha apresentado o segundo melhor desempenho do ano de 2019, com queda de volumes de apenas 0,4%, os movimentos sociais e as dificuldades econômicas em vários países importantes da região levaram ao pior resultado de FTK internacional desde 2015. A capacidade anual aumentou 4,7%.