Minas Gerais inspira cada detalhe do Trintaeum Restaurante, comandado pela chef Ana Gabi Costa. Da seleção dos ingredientes ao conceito do cardápio, a culinária do estado é reinterpretada com sofisticação e carregada de memórias afetivas. “Quis traduzir a mineiridade em pratos que resgatam vivências da minha infância em Pedro Leopoldo, na casa da minha bisavó. O resultado são receitas como Frango com Quiabo, Lombo Serenado e o Porco sem Mágoas, preparadas com técnica, sabor e carinho”, destaca a chef.

Chef Ana Gabi Costa com Thiago Romano foto Tânia Müller

O compromisso do Trintaeum é usar praticamente apenas insumos produzidos em Minas, com uma curadoria constante de fornecedores para garantir qualidade e autenticidade. Esse cuidado também se reflete na carta de bebidas, composta exclusivamente por produtos mineiros, reforçando a diversidade e a riqueza da produção local. “Cozinhamos com o que Minas tem de melhor, valorizando a terra, seus sabores e tradições”, conclui Ana Gabi Costa.

A experiência começa logo na recepção, com a cortesia Mentira de Polvilho, um crocante típico que simboliza a hospitalidade mineira. Em seguida, os tira-gostos autorais convidam ao compartilhamento e exploram ingredientes regionais de forma criativa. Entre eles, o Pastel de Angu recheado com umbigo de banana e requeijão de raspa, o Bolinho de Feijão Fradinho com molho caipira picante e o Jiló recheado com fígado empanado na pururuca.

Nos pratos principais, a tradição mineira ganha nova leitura. O Feijão, Angu e Couve traz feijão cozido no caldo de porco, acompanhado de couve fresca. O Arroz Vermelho da Horta combina diferentes texturas de vegetais, castanha de baru e chuchu grelhado. Já o Frango com Quiabo se destaca pelo caldo apurado, angu lavado de milho verde e gema empanada. Outras opções incluem o Lombinho, tutu, banana e ovo, com lombinho curado e ovo curtido, e o Contra-filé grelhado, servido com arroz de borra de carne, cebola caramelizada e batata-doce frita.

Lombinho, tutu, banana e ovo, com lombinho curado e ovo curtido, foto Tânia Müller

As sobremesas vão além dos clássicos mineiros doce de leite e goiabada. O Pudim de Leite é servido com compota de ameixa fresca e cachaça. O Meu Amor em Pedaços combina torta de abacaxi e biscoito amanteigado com sorvete de leite e rendado de abacaxi. Já o mousse de Queijo é acompanhado de compotas de figo, jabuticaba e laranja, além de doce de leite caseiro.

Pudim de leite compota de ameixa fresca e cachaça foto Tânia Müller

Uma experiência exclusiva do Trintaeum é a Degustação Guiada de Queijos Mineiros, idealizada por Ana Gabi Costa e com curadoria de Eduardo e Denise Girão, do “Só Queijo Cura”. A seleção apresenta nove queijos artesanais premiados, oriundos de diferentes terroirs mineiros. Servidos em um carrinho de jacarandá, os produtos são degustados em ordem crescente de intensidade, alguns harmonizados com geleias, mel e vegetais confitados, enquanto outros são apreciados puros, exaltando suas características. A experiência, conduzida por um especialista, acontece apenas sob reserva para grupos de até quatro pessoas.

 

No bar, sob comando do mixologista Cássio Batista, a carta de bebidas valoriza ingredientes e destilados locais, com coquetéis exclusivos e releituras de clássicos. “Queremos que cada drink conte uma história e transporte o cliente para os alambiques e cidades mineiras. A cachaça é um símbolo dessa riqueza, e nosso objetivo é exaltá-la”, explica Cássio. Entre os destaques estão o Cana Braba, com cachaça, caldo e talo de cana, e o Galeguinho, uma combinação refrescante de cachaça, limão galego e capim-limão. A casa também produz artesanalmente vermute de jabuticaba, fermentado de caju e xaropes naturais, criando versões mineiras de drinks como Negroni e Rabo de Galo. A carta ainda oferece mais de 20 rótulos de cachaça, incluindo as tradicionais Havana e Colombina Cristal, além de opções premium como a Guaraciaba Extra Premium

Alex Miranda sommelier do Trintaeum foto Tânia Müller

 

A valorização da produção local também se reflete na carta de vinhos, assinada pelos experts  sommeliers Alex Miranda e Cinira Varela. Fruto de muita pesquisa, a seleção é inteiramente mineira e inclui rótulos do Sul de Minas, Vale do Jequitinhonha e Serra da Mantiqueira – regiões beneficiadas pela técnica da dupla poda, que permite colheitas no inverno e maturação ideal das uvas. “Nosso compromisso é valorizar a produção local, e isso se reflete em cada detalhe — inclusive na taxa de rolha. Queremos que nossos clientes descubram os rótulos da casa, por isso criamos uma proposta diferente: em vez de pagar um valor, eles podem escolher um de nossos vinhos para degustar aqui ou levar para casa. Essa é a nossa política: para apreciar um vinho externo, basta adquirir um rótulo mineiro — uma forma de apoiar o que é feito aqui com qualidade e identidade”, cita Alex Miranda.

foto Tânia Müller

Desenhado pela arquiteta Beth Nejm, o espaço combina design contemporâneo a elementos que remetem à cultura e hospitalidade mineira. O interior valoriza texturas, materiais naturais e um layout pensado para proporcionar conforto e fluidez. O restaurante faz parte do Hotel Tribe, o primeiro da bandeira no Brasil, e reflete uma abordagem arquitetônica que une identidade regional e sofisticação. “A alma do Trintaeum é fazer o cliente se sentir em uma casa mineira, onde a hospitalidade é o ponto mais alto. Desde a comida até o serviço, tudo foi pensado para trazer essa sensação de pertencimento e aconchego”, finaliza a chef Ana Gabi Costa.

 

O projeto da chef Ana Gabi que começa com o Trintaeum restaurante prevê a inauguração de mais duas operações para 2025, nos espaços do hotel: o Broa Café e o Bar Coreto. A cafeteria terá foco em quitandas e quitutes mineiros, enquanto o outro será uma drinkeria criativa, também inspirada nos sabores de Minas, e que ocupará o rooftop do prédio.

Prof. Antônio Aleixo, 20

Horários de atendimento: Terça a sábado: 12h às 15h30 | 19h às 23h

Domingo: 12h às 16h30

Reservas: trintaeum.com.br