Projeto resultado da parceria entre o Instituto Auá de Empreendedorismo Socioambiental e o Instituto Conexsus – Conexões Sustentáveis, o “Trilhas para São Paulo” é um projeto para o Estado com enfoque na região Metropolitana, que visa facilitar a comercialização de produtos oriundos dos seis biomas brasileiros – Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica -. que vão oferecer uma série de vantagens para aproximar os fabricantes de produtos agroecológicos, feitos de forma artesanal, do mercado paulista .
A Unicafes – União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado de Minas Gerais, está no mercado há três anos, contando com 34 cooperativas filiadas que refletem aproximadamente 5.000 agricultores. São cerca de 20 produtos alimentícios com Selo de Origem como Produto Regional de Minas Gerais, que a Unicafes lança para o mercado paulista, entre eles café grão mineiro 100% arábica 500g, feijão carioca Grão Mineiro 1kg, arroz ,fubá de milho 1kg, canjiquinha, baru, cerveja de coquinho, farinha de mandioca de origem, além dos produtos in natura.
Para Marcos Vinícius Andrade Gomes, Assessor de Assuntos Estratégicos da Unicafes, “ O objetivo com a participação no trilha é no curto prazo acessar mercados, em médio prazo qualificar os produtos, e em longo prazo otimizar a supply chain no eixo Minas-São Paulo e quem sabe promover intercooperação com outros estados. Estamos disponibilizando aproximadamente 20 itens para o Trilhas para São Paulo, com a diversidade de itens vem a diversidade de conceitos, que refletem a diversidade que é Minas Gerais, nesse espectro temos produtos produzidos exclusivamente por mulheres, temos produtos fruto do agro extrativismo do cerrado, produtos beneficiados nos moldes tradicionais e artesanais, de forma geral o que a federação UNICAFES Minas leva para a mesa do cliente é a produção da agricultura familiar mineira”.do cliente é a produção da agricultura familiar mineira”.disse