O faturamento do varejo brasileiro com vestuário, calçados e acessórios referentes à compra de presentes para o Dia dos Pais, celebrado este ano em 8 de agosto, deverá ser de R$ 2,43 bilhões (40,2% do total previsto para 2021). “Assim, esses produtos mantêm sua tradicional liderança no comércio inerente à data”, salienta Fernando Valente Pimentel, presidente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit). Em seguida, aparecem utilidades domésticas e eletroeletrônicos (R$ 1,24 bilhão) e produtos de perfumaria e cosméticos (R$ 0,86 bilhão).

Fernando Pimentel



Os dados integram as estimativas da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). No total, o volume de vendas do Dia dos Pais de 2021 deverá atingir R$ 6,03 bilhões, significando aumento de 13,9% em relação à mesma data de 2020. No ano passado, o varejo vivenciava o início da flexibilização das medidas restritivas voltadas ao combate à primeira onda da pandemia. À época, as vendas recuaram 11,3% e geraram o menor volume financeiro (R$ 5,30 bilhões) desde 2007 R$ 4,98 bilhões). O Dia dos Pais é a quarta data comemorativa mais importante do comércio varejista nacional.