O mercado brasileiro de vinhos mudou com relação aos anos anteriores, continua se movimentando e as empresas, para 2017, se mostram otimistas no início do ano, apresentando novas ofertas, serviços, para se manter. A economia almeja para o semestre um crescimento gradativo. No fechamento do ano de 2016, algumas organizações comemoraram um crescimento que foi de 10% em vendas a mais do que os anos anteriores. Os Vinhos Verdes mantiveram os últimos números, o que pode ser um excelente resultado. “Acredita-se que os números são resultado de novas oportunidades que apareceram para nós e os números apontaram um crescimento até que significativo em exportação, mesmo para o difícil ano que enfrentamos. Nosso empenho foi trabalhar novas regiões do país, e atribuimos novas ações pelo Estado.”, comenta Bruno Almeida, product manager do departamento de marketing da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV).
Em apenas um pouco mais que uma década, entre 2004 e 2015, o crescimento das exportações dos Vinhos Verdes para o Brasil foi na ordem dos 300 %. O faturamento estimado em 2015 foi de 3.1 milhões euros, com número expressivo de vendas, em torno de 1.4 milhões de litros. A exportação de Vinho Verde tem sido exponencial, ano a ano, como resultado do investimento e do trabalho que, ao longo dos anos, a CVRVV e os produtores estão realizando no país.
Para 2017, a CVRVV criou um plano estratégico e o investimento será de mais de 300.000 euros. A ideia é destacar o Vinho Verde como um produto único no mundo e muito adequado ao mercado brasileiro, criando tendência, e comunicando o fator do clima e a rica gastronomia brasileira. “A aposta é solidificar a comunicação e aumentar cada vez mais a penetração do produto em várias cidades brasileiras e em diferentes públicos”, afirma Bruno Almeida. O que também faz parte da estratégia é criar o hábito de consumo do Vinho Verde, que tem sido persistente nos últimos anos e, agora, o consumidor está se mostrando e valorizando mais o produto, e descobrindo também os vinhos monovarietais da Região, como os feitos da uva Loureiro ou Alvarinho.
Ano após ano, os produtores da Região dos Vinhos Verdes estão se surpreendendo com o consumo brasileiro, e vêm ganhando mais confiança. Prova disso é que os últimos rótulos trazem propostas mais inovadores e de qualidade superior.
A Região de Vinhos Verdes expressa a seu favor a soma perfeita de três fatores essenciais: as condições naturais da região que o produz, as castas autóctones e o saber ancestral de cultivo da vinha e vinificação, o que chama atenção do consumidor. O Vinho Verde é produzido no noroeste de Portugal, uma região litoral que confere naturalmente o frescor, moderado teor alcoólico e leveza presentes nos vinhos.
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