Cristiana Petriz, uma das proprietárias da Vinícola La Grande Bellezza, recebeu convidados VIPs, com um jantar no restaurante Gratta Cozinha, em São Paulo, para celebrar a 12 ª edição do 8 ½ Festa do Cinema Italiano Brasil. Presentes Domenico Fornara, cônsul- geral da Itália em SP, o cineasta e diretor André Ristum, Alexandre Schnabl, da Scena Lúdica , os italianos Jacopo Quadri, montador e convidado especial do Festival, e Margherita Marziali, vice-diretora do Instituto Italiano di Cultura de São Paulo, Stefano Savio, diretor-geral do festival, Flavia Guerra , curadora e assessora do festival, Isabella Rangel, Rubia Galera, entre outros. Na ocasião foi servido um menu do chef Daniel, harmonizado com vinhos maravilhoso da La Grande Belleza, que representa a realização do sonho de um casal apaixonado por vinho, gastronomia e arte. Em 2017, Cristiana Petriz e o marido decidiram se fixar nas superfícies elevadas da Serra Gaúcha para executar o projeto, com produção baseada na autenticidade e respeito ao terroir.

Cristiana Petriz e o cônsul geral da Itália Domenico Fornara foto Tânia Müller
Pinto Bandeira, na Serra Gaúcha, oferece condições geológicas e climáticas excelentes para a produção de diversos tipos de vinho. A melhor expressão desse terroir pode ser degustada nas quatro coleções de rótulos da vinícola, Sua denominação seguiu a da propriedade, inspirada no filme “La Grande Bellezza”, de Paolo Sorrentino. Trata-se de um projeto familiar, uma vinícola de conceito boutique em que se procura a excelência acima de tudo. Seu catálogo oferece 19 rótulos, entre espumantes, tintos, branco e rosé de Grenache.Situada nas superfícies elevadas da região, com altitude média de 700 metros, a Villa La Grande Bellezza encontra-se sobre o planalto de lavas basálticas denominado Serra Geral.
Da fratura e desintegração progressiva das rochas resulta um solo de excelente drenagem e capacidade de absorção, composto por pedregulhos, com matriz argilo-silitica-arenosa cinza e avermelhada. Nas frações com maior presença de argila foram implantadas as variedade merlot, cabernet franc, pinot noir, tannat, aspirant Bouchet e ancellotta, enquanto nas frações com a maior presença de fragmentos de rocha assentou-se o cabernet sauvignon, chardonnay, petit verdot e grenache.
Seus produtos vem dispostos em quatro coleções: Madames, Grand Vin e os espumantes La Grande Bellezza, Farfalline e Mademoiselle Lili.Os vinhos varietais da coleção Madames têm o talento da artista plástica Lu Mourelle, que expressa nos rótulos a beleza feminina em sua arte através da Madame Rosé – La Vie en Rose, Franc Madame, Madame Petriz, Madame Ardant, Madame Occhi, Madame Rara e Madame Gi.
Compõem a coleção Gran Vin os vinhos de corte clássicos, tipo bordaleses, Audeo e Ossessione, além dos originalíssimos Baraonda, Pipistrello e Anima Locus, apresentados em garrafas ao estilo das antigas garrafas sopradas de Bordeaux.
Já na coleção de espumantes, encontram-se a linha que leva o nome da vinícola, elaborados com as castas de Champagne; a Farfalline, que possui um toque de trebbiano toscano; e a Mademoiselle Lili, um espumante singular, brut Laranja, elaborado a partir da variedade trebbiano, onde a fermentação ocorre com as próprias castas.
Confira quem passou por lá

foto Tânia Müller

foto Tânia Müller

foto Tânia Müller