A Vivara, maior rede de joalherias do Brasil, anunciou os resultados alcançados no 3T21, com crescimento acelerado de vendas e consolidação da posição de liderança no segmento de joias no País, com 15,3% de market share. Nesse trimestre, a companhia alcançou o lucro líquido de R﹩ 86,3 milhões, com Margem Líquida de 25,6%, um aumento de 118% em relação ao 3T19 e 138% se comparado ao 3T20.

Os investimentos totalizaram R﹩ 25,6 milhões, 74,7% maior que os investimentos do 3T19 e 125,2% maiores que no 3T20, resultado do plano de expansão orgânica da Vivara e da marca Life; pela retomada dos projetos de reforma e intensificação da manutenção do parque de lojas; e pela continuidade de investimentos mais robustos em TI e sistemas, como parte da estratégia de estruturação tecnológica.

Paulo Kruglensky,CEO da  Vivara foto divulgação

Para o CEO Paulo Kruglensky, a companhia vem desenvolvendo um trabalho contínuo e seguindo o plano de expansão traçado para 2021. “O resultado do terceiro trimestre reforça os compromissos que temos com a agenda de longo prazo. Estamos focados nos projetos estruturais da companhia, com forte investimento no crescimento orgânico das marcas Life e Vivara e na nossa estratégia de omnicanalidade”, explica o executivo.

No 3T21 foram inauguradas 13 novas operações, totalizando 275 pontos de venda. As lojas exclusivas da marca Life atingiram 3,5% de participação na receita de lojas físicas, com a abertura de 8 novas lojas nos últimos 12 meses.

Mesmo com a retomada integral da operação de lojas físicas, as vendas digitais mantiveram a penetração acima dos níveis pré-pandemia, contribuindo, assim, com um forte incremento nas vendas. No 3T21, as vendas digitais cresceram 159,8% em relação ao 3T19 e atingiram R﹩ 59,8 milhões, representando atualmente 14,6% de participação nas vendas totais.

A receita consolidada da Vivara cresceu 33% na comparação com o mesmo trimestre de 2019. O Same Store Sales (SSS) apresentou crescimento de 22,7% em relação ao 3T19 e de +28,9%, quando comparado ao 3T20. A receita liquida atingiu R﹩ 337,2 milhões, 40,3% maior que no 3T19 e +39,0% em relação ao 3T20.

Quanto ao mix de vendas, o grande destaque do trimestre, mais uma vez, foi a categoria de joias, que ganhou 4,4 p.p. na comparação com o 3T19. O bom desempenho da categoria é explicado, principalmente, pela maior participação de joias nas vendas digitais, em razão das vendas do Projeto Joias em Ação, bem como, pelo aumento de preços mais relevante nessa categoria, nos últimos 2 anos.

O Lucro Bruto do 3T21 totalizou R﹩ 228,4 milhões, crescimento de 40,1% comparado com o mesmo período de 2019 e de 34,9%, com relação ao 3T20, atingindo Margem Bruta de 67,7%. O EBTIDA Ajustado atingiu R﹩ 66,7 milhões, com crescimento de 34,5%, na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Para o último trimestre de 2021, o CEO afirma que a companhia continuará com a forte aceleração do plano de expansão, com boa parte das entregas focadas em novas lojas Life, mantendo o compromisso em ampliar sua presença nos principais shoppings do país, ganhando mais massa crítica e conforto nos indicadores de performance da marca. “Sazonalmente o último trimestre é o mais representativo para os nossos resultados. Estamos com todos os esforços direcionados para a operação de Black Friday e Natal, datas com bastante dependência de fluxo em lojas, para garantir correta execução operacional e composição adequada de estoques“, finaliza Kruglensky.