Nesta 29ª edição do INSPIRAMAIS, salão que lança mais de mil materiais inovadores e sustentáveis para as indústrias de calçados, confecções, móveis e bijuterias, que termina hoje ,dia 24, destacando a força e a união da cadeia produtiva da moda, no Centro de Eventos FIERGS, em Porto Alegre/RS, o estilista Walter Rodrigues, coordenador do Núcleo de Pesquisa e Design da Assintecal, falou com exclusividade para o blogtaniamuller.
O evento é promovido pela Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) em parceria com o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) e Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel),
“O INSPIRAMAIS sempre foi construído com fatores sempre definidos e muito importantes. Nosso produto brasileiro de moda , nunca vai ter como concorrer com a China , em questão de preço,volume de produção e valor. Para combater esta falha , que é a questão dos custo Brasil e por nossa capacidade de produção ser menor, só com a nossa originalidade. Quanto mais formos diferentes, criativos ,mais trabalharmos com design e quanto mais formos assertivos, pensarmos para quem a gente faz e porque. Seremos cada vez melhor. Este fator de competitividade de diferenciar o valor e quantidade em troca da originalidade, temos conseguido muito” afirmou
“Nesta edição, nossa expectativa do INSPIRAMAIS, além disto tudo é falarmos sobre etarismo. Acreditamos que nenhum produto mais tem idade. Aquela questão que era muito usada como metodologia de ensino, que dizia a minha coleção vai de 25 a 45 anos, não existe mais . Na realidade a minha coleção interessa pelo meu produto, independente da idade que esta pessoa tenha. Estamos falando sobre isto, neste momento. Da questão inter-relacional, porque pela primeira vez na história da humanidade, cinco gerações estão convivendo simultaneamente.Houve uma inversão nesta conexão entre o bisneto e bisa Hoje vejo a bisa sendo educada pelo bisneto.Isto cria uma outra relação, não só de amor , parentesco e carinho, mas de troca, conhecimento, aprendizado.Assim entendemos que a moda é para todas as pessoas ,independente da idade que tenham. E dentro desta estética e desta percepção, existe uma porcentagem destes consumidores que vão escolher a ideia do estímulo, como cor, forma , textura como maximalismo até, e uma outra parcela vai escolher tecnologia, tecidos que tenham funções muito específicas , materiais com aparências mais tranquilas, mais lisas, sem muita modelagem sem excessos.Aí caracteriza este ponto que eu chamo de Yin Yang, a ideia ação e reação”concluiu