O setor brasileiro de cosméticos segue em plena expansão. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), ocupamos a 2ª posição entre os países que mais lançam produtos na área e estamos em 4º lugar entre os países que mais consomem produtos de beleza no mundo, ficando atrás apenas dos EUA, China e Japão, respectivamente. No Brasil o mercado de beleza é responsável por 4% do PIB Nacional, e segundo a Statista (plataforma on-line especializada em dados de mercado e consumidores), a venda de produtos de higiene pessoal e cosméticos no país pode ultrapassar os R$ 130 bilhões em 2026 — mantendo forte crescimento anual até 2030.
A Widi Care, marca carioca vegana de produtos capilares, fundada por Simone Braga em 2009, atua em grande escala em âmbito nacional e passou a estender os seus negócios para outros países, como Chile, Colômbia e Panamá. Em 2022, faturou acima de 70 milhões e, para 2023, a perspectiva positiva e realista é de um aumento de 70%. A empresa que surgiu com o propósito de oferecer qualidade, tecnologia e resultados de alto impacto, começou atendendo os profissionais de salão de beleza e, em 2016, expandiu para o home care. Nestes 14 anos, em que tem atuado firmemente seguindo as tendências do mercado, apresenta 21 linhas e mais de 80 produtos de fabricação própria para atender todas as necessidades, seja dos fios crespos, cacheados, ondulados, lisos, secos, oleosos, mistos ou quimicamente tratados.
A empresa também segue o movimento em produzir itens personalizados e conscientes desde a embalagem até a composição. A empresa não testa, nem nunca testou em animais, é 100% vegana e seus produtos são livres de insumos químicos, de parabeno, sulfatos, petrolatos e silicones. Todas as linhas possuem forte apelo visual, além de características marcantes, como fragrâncias suaves, texturas únicas e resultados exclusivos para promover a beleza de forma inteligente, abrangendo a diversidade brasileira. Além disso, possui o selo “Eu Reciclo” que, por meio da compensação ambiental, recicla 100% das embalagens, com o compromisso de cumprir a Logística Reversa e colaborar com a diminuição de plástico no mundo.
Seu forte é a representatividade feminina, o quadro geral da empresa se compõe 75% do quadro geral da empresa — dos 150 funcionários, 115 são mulheres. Números que expressam a força e o poder feminino no mercado de trabalho atrelados aos valores de empoderamento, autonomia e afirmação.
A marca possui o seu próprio centro de desenvolvimento e de fabricação, garantindo inovação e qualidade máxima nos seus produtos. Destaque para a linha Juba, um dos seus carros-chefes , que possui mais de 10 itens que atendem as exigências dos cabelos ondulados, cacheados e crespos. As linhas PhytoManga, Infusão 2.0 e Liso Maravilha, também representam grande relevância para os consumidores e, consequentemente, nas vendas.
Alinhada com as trends do momento, começou neste ano de 2023 ampliando sua presença no digital. A marca entrou para o metaverso e lançou a Donna Widi, um avatar para trazer um novo tipo de experiência on-line para os Widi Lovers; anunciou Denise Pellozzi como embaixadora; e lançou um concurso para escolher os influenciadores que irão formar o squad de Widi Influencers. Lançamentos de produtos e relançamentos de linhas já existentes também estão programados para esse ano que promete ser intenso e de muito crescimento para a marca que cada vez mais se solidifica como uma das mais reconhecidas do segmento haircare.
Presente em todo território nacional, os produtos da Widi Care encontram-se em pontos de vendas físicos (algumas redes de farmácias e lojas de cosméticos), além do e-commerce exclusivo e dos sites parceiros.