A Wine South America  principal feira de negócios do setor vitivinícola da América Latina acontece de 12 a 14 de setembro em Bento Gonçalves. Além de realizar negócios e conferir mais de 360 marcas nacionais e internacionais, o visitante da 4ª edição da Wine South America também terá acesso a muito conhecimento sobre o universo do vinho. Um dos destaques da programação paralela da feira é o Espaço Masterclass, que tem curadoria da Associação Brasileira de Sommeliers do Rio Grande do Sul (ABS-RS). A iniciativa contempla diversas aulas com especialistas do universo do vinho e ocorre nos três dias do evento (veja programação abaixo). A Wine South America, principal feira de negócios do setor vitivinícola da América Latina, acontece de 12 a 14 de setembro em Bento Gonçalves.

 

Para montar a programação do Espaço Masterclass, Júlio César Kunz, presidente e professor da ABS-RS, conta que foram priorizados especialmente conteúdos que ajudam os participantes a compreender o mundo do vinho em suas diversas dimensões e diferentes características. “Além da valorização da produção brasileira, que está sempre em nosso horizonte, traremos também vinhos internacionais e um pouco de história dessa bebida tão tradicional”, antecipa.

 

Juntamente com o Marcelo Vargas, Kunz irá ministrar a marterclass “Estilos de vinhos: passado, presente e futuro”, que vai mostrar aos participantes a evolução dos vinhos ao longo do tempo, destacando como as inovações aconteceram (e continuam acontecendo!) nas vinícolas e vinhedos.

“Além dessa, também ministrarei uma masterclass sobre as origens do vinho, com apoio da Embaixada da Geórgia e do Consulado Italiano, na qual mostraremos como foram os primeiros passos da bebida de Baco e como essa herança ainda está presente de maneira profundo na Geórgia, berço do vinho no mundo, e em Campania, tradicional região de produção italiana”, relata Kunz.

 

Outra masterclass prevista no espaço terá como tema “Vinhos e pratos simbólicos de Portugal: uma cultura de harmonização”. O conteúdo será ministrado por Maurício Roloff, diretor e professor da ABS-RS. “A ideia dessa masterclass é fazer um cruzamento entre pratos clássicos de Portugal e alguns vinhos representativos e simbólicos. Portugal é um país com uma grande cultura enogastronômica. Todo mundo conhece bem a tradição dos vinhos de Portugal e também a chamada “boa mesa portuguesa”. Esses são hábitos muito associados a cultura de Portugal e a gente vai explorar tudo isso fazendo harmonizações regionais”, explica.

 

Para Roloff, além de uma plataforma de negócios, a WSA é um ponto de encontro do setor vitivinícola. “Esse tipo de evento fortalece muito o setor da uva e do vinho. E como ele acontece em Bento Gonçalves, a gente tem a possibilidade de um protagonismo do vinho nacional. Além disso, as vinícolas nacionais podem comparar produtos, métodos e estilos com participantes internacionais, provocando um intercâmbio que é muito interessante para todos”, avalia.

 

Ao todo, rótulos de 20 países serão representados na WSA 2023, sendo eles: África do Sul, Argentina, Áustria, Bulgária, Chile, Espanha, Estados Unidos, França, Geórgia, Grécia, Itália, Macedônia, Moldávia, Nova Zelândia, Portugal, Romênia, Sérvia, Síria e Uruguai e, claro, Brasil. Durante os três dias de feira, mais de mil e quinhentas rodadas comerciais serão promovidas em diversos pontos da WSA. A iniciativa projeta gerar mais de R$ 30 milhões em negócios para o setor vitivinícola.