Consolidado no Brasil e no exterior, o Congresso Internacional de Nutrição Funcional, acontece de amanhã, dia 14 a 16 de setembro, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, trazendo como tema “Novas Perspectivas da Nutrição Funcional: Alimentando um Futuro Sustentável”. A cada edição, traz conteúdos que fortalecem a Nutrição Funcional e a Culinária Sustentável, e coloca a terra no centro das questões alimentares, com a valorização do pequeno produtor rural, que semeia amor na terra e colhe alimentos com energia vital, que cuida da fauna e flora, da água e, sobretudo, das pessoas. O Congresso integra duas áreas da Nutrição: a Nutrição Clínica Funcional e a Nutrição Esportiva Funcional, além do Auditório “Espaço Culinário” onde serão realizadas as Oficinas de Culinária Orgânica e Funcional, pautadas pela sustentabilidade alinhadas à nutrição e sabor.
A produção de alimentos e sua conexão com a espiritualidade e a forma de cultivo revelam o impacto ecológico e formas de resgate dos sistemas mais naturais. Apresenta o impacto da produção tradicional e a crescente quimificação resgatada pela ampliação de novos caminhos não convencionais de plantio e desenvolvimento de sementes, forma de produções desde o orgânico às ações associativas dos CSAs-Comunidade que Sustenta a Agricultura, bandeiras de muitas frentes, desenvolvidas e apoiadas pela Dra. Valéria Paschoal voltada à para produção alimentar. “É maravilhoso ver nosso trabalho ser triunfado desta forma, de uma maneira bonita, ética, com respeito aos profissionais, parceiros e apoiadores que acreditam e confiam em nosso evento para mostrar novos produtos e serviços para o segmento. Fico muito feliz em saber que fomos pioneiras no desenvolvimento da Nutrição Funcional no Brasil, e que apesar do cenário econômico e político brasileiro, seguimos nossa construção. Não é fácil manter um padrão de qualidade como este, gerar condições para que o evento se consolide cada vez mais e traga novas perspectivas aos nutricionistas e profissionais da saúde – é uma alegria constante ver o trabalho incansável realizado por toda equipe da VP”. disse a diretora da VP-Centro de Nutrição Funcional e Presidente do Congresso,
Ainda, segundo ela, a questão alimentar extrapolando a dimensão da oferta de alimentos e os processos de organização produtiva, ao mesmo tempo em que orienta novas formas de produção com estudos das relações de consumo e dos sistemas de produção agroalimentares, fundamentais para a compreensão do comportamento e das ações dos indivíduos na sociedade moderna. Promove neste contexto, a interação entre as formas de produzir e comercializar e os modos de consumir e alimentar como cruciais para desenvolver práticas sustentáveis, tanto de produção quanto de consumo, contribuindo ainda para o equilíbrio entre corpo, mente e espírito.