Com a aproximação do fim da pandemia, a retomada dos encontros presenciais vem se estabelecendo nas empresas. A Zahil Importadora já vem acompanhando esse fenômeno e reinventando o seu atendimento B2B, sempre pronta para atender novas necessidades e apoiar os seus parceiros. Agora, prepara o lançamento de uma carta de produtos corporativos totalmente renovada e criativa, já criando um legado com experiências memoráveis da forma que harmonizam os vinhos com o mundo dos negócios.
Segundo Rodrigo Volponi, Diretor de Marketing da Zahil, conta como conseguiram se diferenciar e inovar em um segmento tão específico. “Tenho certeza que alcançamos grande destaque entre os clientes corporativos ao assumirmos um importante desafio. Preparamos nossa equipe para modelar nosso core business como uma instituição moderna e ágil, mesmo dentro de um universo de tradições e culturas sérias. Contudo, o segredo é fazer tudo isso mantendo presente em nosso dia a dia uma história de 35 anos e o posicionamento que guia a nossa conduta do vinho tratado com respeito”.
Assim, a equipe de marketing e comercial desenvolveram uma estrutura preparada para dar suporte a qualquer solicitação ou tamanho de cliente. Um time que, além dele, conta com nomes como Jorge Lucki (colunista de vinhos do jornal Valor Econômico e da rádio CBN), Bianca Veratti (primeira mulher do Brasil a obter a certificação de especialista DipWSET) e Bernardo Pinto (um dos pioneiros do Brasil também como especialista DipWSET).
“Diferente de uma carta de vinhos ou do menu de um restaurante, a carta de produtos corporativos da Zahil apresenta apenas caminhos como um ponto de partida a serem trilhados. A partir de então, cada projeto é totalmente personalizado em cada etapa que vai construindo essa trajetória, desde a criação até a execução. É como se um chef preparasse um prato exclusivo a cada cliente que entra em seu restaurante”, explica Volponi. “Nosso objetivo é disponibilizar diversas possibilidades, assim como também é grandioso e diverso o universo dos vinhos”, completa o executivo.
Para que isso seja possível, antes de chegar à curadoria dos rótulos, a equipe da Zahil identifica as reais necessidades da empresa parceira e quais seus objetivos para, então, poder dar início a criação do projeto no qual os vinhos serão embarcados.
Como possibilidades de experiências online ou presenciais estão os jantares harmonizados, eventos e oficinas temáticas que conectam os vinhos a qualquer área importante para as empresas, assinaturas do Winehouse Club (o clube de vinhos próprio da Zahil), além de presentes diferenciados para ocasiões especiais como boas-vindas a novos clientes ou brindes especiais de fim de ano.
“Um exemplo de como criamos essas harmonizações dos vinhos com o mundo dos negócios foi quando utilizamos o conceito da Bolsa de Bordeaux, onde são negociados alguns dos melhores e mais importantes vinhos do mundo, para introduzir apreciadores na dinâmica do mercado financeiro. Um encontro para convidados da corretora de investimentos EQI que se transformou em um de nossos cases de sucesso”, lembra o Diretor de Marketing da Zahil, que foi o responsável em dar os primeiros passos nessa transformação nas relações B2B da importadora.
Com o mundo dos negócios em constante transformação, essa iniciativa da Zahil em inovar seu atendimento às empresas estimulou o nascimento de uma nova demanda e, consequentemente, mais um produto em sua carta corporativa, como destaca Volponi. “Nosso modelo tem dado tão certo, que tem se tornado um processo comum em estratégias de relacionamento. Com isso, executivos de áreas como as de marketing e comercial, começaram a sentir a necessidade de conhecerem melhor tudo o que o vinho pode oferecer. Foi assim que desenvolvemos nossos treinamentos especiais para esse perfil de público”.
O treinamento corporativo da Zahil prepara esses profissionais para utilizarem esse poder de conexão do vinho como uma estratégia cada vez mais eficiente de negócio. “Já tivemos casos em que o objetivo da empresa era preparar sua equipe para conversar sobre o tema, já que era extremamente comum em sua área de atuação encontrarem clientes premium que eram apreciadores e profundos conhecedores dos vinhos. O que proporcionamos é conteúdo acessível e experiência prática de campo para preparar os que precisam de um diferencial no relacionamento com seus clientes mais exigentes”.
Esses encontros fechados e totalmente personalizados podem ser realizados de forma presencial ou online, e ainda continuados com jantares harmonizados com a presença de especialistas em tours guiados por restaurantes importantes da cena enogastronômica.
“Quando ajudamos uma nova empresa a se conectar ao universo dos vinhos, nós ajudamos os seus negócios a ganharem um novo sabor”, finaliza Rodrigo Volponi.