Depois de um extenso trabalho de integração após a associação entre LAN e TAM, durante os quais o Grupo avançou de maneira consistente na padronização de seus processos, otimização de suas conexões aéreas, além da reestruturação e modernização de sua frota de aeronaves, o Grupo LATAM Airlines decidiu adotar um nome e uma identidade únicos, e anuncia que a marca do grupo de companhias aéreas mais importante da América Latina e suas filiais será LATAM. A nova marca reunirá todas as companhias de passageiros e de carga que hoje integram o grupo: LAN Airlines e suas filiais no Peru, Argentina, Colômbia e Equador; TAM Linhas Aéreas S.A., TAM Transportes Aéreos Del Mercosur S.A. (TAM Airlines (Paraguay)); e as companhias aéreas de carga do Grupo LATAM, integradas por LAN Cargo, LAN Cargo Colombia, ABSA (TAM Cargo) e Mas Air.

  

A decisão de dar origem a uma nova marca é um marco histórico no setor de aviação, pois não apenas é o primeiro grupo aéreo a operar sob uma nova marca única, mas também é o primeiro grupo de companhias aéreas que busca ser líder global com uma identidade verdadeiramente latino-americana.

Segundo Mauricio Amaro, presidente do Conselho de administração do Grupo LATAM Airlines “Diante de todas as opções, a marca LATAM sempre nos pareceu o caminho mais natural como resultado da união das marcas LAN e TAM, mas era necessário um tempo de conhecimento mútuo e amadurecimento para tomar esta decisão. Sabíamos que ter uma marca única era fundamental para fortalecer essa associação e, nesse sentido, a identidade em torno de um nome como LATAM tem grande força e consolida a formação do maior grupo de companhias aéreas da América Latina. A nova marca nasce com o objetivo de recuperar o melhor de duas identidades, seus legados, e consolidar uma mais forte, que contenha a essência de cada uma – uma essência puramente latino-americana”, afirma