A exposição“O papel do tempo”  feita em homenagem aos 15 anos  do Minas Trend, maior salão de negócios da América Latina,  capitaneado pela FIEMG, que acontece de 2 a 4 de novembro, pela primeira vez  no Minascentro, patrimônio histórico de Belo Horizonte , conta com a curadoria de Mary Figueiredo e participações do estilista Luiz Cláudio Silva e da arquiteta Ana Clara Escuciato

Luiz Cláudio Silva foto divulgação

Da interlocução entre esses três profissionais que somam experiências distintas vivenciadas no evento, nasceu a mostra, que segundo Mary, não contará com uma linha linear, ao contrário, tem a missão de surpreender o visitante, revelando a fragilidade e a fugacidade tanto do papel quanto da moda. “O tempo e seus ciclos são o ponto de partida para o evento que sempre privilegiou questões relevantes ao planeta, como a água, o oxigênio e a sustentabilidade. A pergunta que se faz agora é sobre a necessidade de superproduções na moda atual, gerando resíduos poluentes ao meio ambiente”, incita Mary, defensora da estética do reaproveitamento em suas coleções e desfiles da marca Mary Design em edições anteriores do Minas Trend.

Ana Clara Escuciato foto divulgação

A atmosfera onírica, e ao mesmo tempo, lúdica, de acordo com Ana Clara, ocupará 110 metros quadrados de um dos corredores do centro de convenções, dando a ideia de um túnel do tempo, além de propor um diálogo entre o que está sendo mostrado e a arquitetura neoclássica do espaço.

Mary Figueiredo foto divulgação

Para Mary, a ideia inicial era pendurar os manequins no teto para que ficassem imensos e a roupa de papel se arrastasse pelo chão, mas como o prédio é tombado , ela optou por utilizar totens de 50 e 70 centímetros, chegando a quase um metro de altura, para mostrar o crescimento do evento ao longo de 15 anos. “A ideia remete a um portal, onde os manequins, enfileirados e dispostos em triangulação, permitem que o visitante percorra esse cenário, contorne cada modelo e interaja com a indumentária. Haverá ainda uma arara com cabides, como um closet imaginário, onde serão dependurados moldes, a maioria usados, e croquis enviados pelas marcas. Em outra parede haverá projeção de um vídeo contendo flashes de momentos do Minas Trend mesclados com depoimentos de caráter documental”, conta a arquiteta.

“A interação também estará presente no painel inspirado em fitas do Senhor do Bonfim, contendo cadarços em sarja onde se penduram etiquetas de marcas que fizeram história no evento, além de canetas que instigam o visitante a deixar sua assinatura como forma de fazer parte da celebração de 15 anos”, revela Mary.

 

Vamos conferir!