A 19ª edição do Prêmio Caio – consagrado como o ‘Oscar dos Eventos’, aconteceu no último dia 11, no Expo Center Norte, em São Paulo com a presença de mais de  800 pessoas, coquetel de boas-vindas e jantar de gala.  Por meio de processo democrático e criterioso, o Prêmio Caio 2019 elegeu, entre 21 Personalidades do Ano, os sete ganhadores do Grand Prix: Bibiana Berg – Banco Santander; Fátima Facuri – ABEOC Brasil – Associação Brasileira de Empresas de Eventos; Juarez Carvalho Filho – MCI Brasil; Leila Bueno – Bueno Arquitetura Cenográfica; Lizete Ribeiro – Rede Tauá de Hotéis; Paulo Renato Fonseca – Secretaria de Turismo do Espírito Santo; e Paulo Ventura – Expo Center Norte.

 

 

Sergio Junqueira Arantes foto divulgação

O CEO da Eventos Expo Editora, Sergio Junqueira Arantes, na ocasião apresentou números, mostrou a relevância e apontou valores que permeiam toda a atividade do universos dos eventos. “No Brasil, representamos 25 milhões de empregos. 854 bilhões de reais em faturamento. Representamos 13% do PIB Nacional. E no mundo, o impacto é superior a 8 trilhões de dólares”, pontuou Arantes. “São números grandiosos, que demonstram a força da indústria de eventos, entretenimento e turismo. Parafraseando Rodrigo Cordeiro, somos protagonistas da equação  MICE²+FT: Meeting, Incentive, Congress, Exhibition, Experience, Festivals and Tourism”, acrescentou.

  “Pesquisas indicam que 70% dos empregos existentes no começo do século deixarão de existir nos próximos sete anos. O homem será substituído pelos robôs, sempre que o serviço prescindir do emocional, do pensar fora da caixa. Mas, neste mundo dos contatos mediados nas nuvens, cada vez mais o contato pessoal será valorizado. O ser humano precisa do olho-no-olho, de sentir o contato pele-com-pele”.disse

A edição 2018/2019 arrola empresas de diversos setores, com predomínio daquelas que atuam na área de serviços, possuem mais de 500 funcionários, realizaram acima de 21 eventos por ano, com participação de 499 até 2.499 pessoas (incluindo público interno e externo), nas seguintes tipologias:

Treinamentos/workshops; estandes em feiras; eventos de relacionamento; confraternizações; congressos/simpósios/congressos; comemorações; entre outros. Potencial de compra das empresas entrevistadas está presente no total do orçamento declarado: 44% delas possuem de R$ 2,5 milhões a mais de R$ 100 milhões por ano para realizar seus eventos.  

Os principais resultados apontam que o mercado corporativo de eventos no Brasil está mais otimista que em 2016. Mais da metade das empresas pesquisadas disseram que seu orçamento para eventos cresceu em 2018 e 44% afirmam que aumentará em 2019.

No campo das tendências, verifica-se o crescimento de eventos exclusivos e técnicos-científicos; que reconhecem mais a importância do gerenciamento, contratam ou fazem análise completa da sustentabilidade. Os eventos de grande porte tendem a utilizar mais tecnologia, com foco no perfil dos participantes e envolver mais profissionais especializados.

Nos próximos 5 anos, os entrevistados afirmam que haverá aumento na quantidade dos eventos que realizam, em todas as categorias de análise. Ou seja: aumento dos eventos de pequeno, médio e grande porte.

O Fórum Eventos 2019, dias 29 e 30 de abril, estará com inscrições abertas a partir de 1º de janeiro, anunciou Sergio Junqueira Arantes no seu discurso. “Espero revê-los em abril, no Fórum”.