Foi inaugurada com a presença do vice-presidente da Argentina, Amado Boudou, a Casa Argentina, o endereço do turismo do país vizinho no Brasil. Primeira iniciativa internacional do gênero, os 1.500 m2 da edificação no bairro dos Jardins, na capital paulista, se transformará em polo de negócios. O objetivo é compartilhar, sob o mesmo teto, iniciativas do turismo oficial argentino e do setor privado nacional, representado pelas operadoras turísticas e toda a cadeia do trade.
Para concretizar esse propósito, na cerimônia, o Instituto Nacional de Promoção Turística (Inprotur) daquele país já assinou convênio de cooperação com a ABAV – Associação Brasileira das Agências de Viagens e a Braztoa – Associação Brasileira das Operadoras de Turismo, abrindo as portas do local para a permanente utilização voltada à divulgação dos atrativos argentinos junto ao público brasileiro.
Em nome da presidência da Argentina, Amado Boudou cumpriu o protocolo no evento ao considerar emblemática a edificação do novo ponto de encontro. Classificou de “carregada de simbolismo, porque integra os dois países através de uma atividade econômica de importância maior para a Argentina que é o turismo, gerador de emprego e de elevado valor agregado”.
 
 
Para o ministro do turismo argentino, Enrique Meyer,(foto) a Casa Argentina partiu do projeto para a realidade, fruto, de acordo com ele, do alto profissionalismo, da qualidade e ampla oferta em destinos e produtos da Argentina. Lembrou que, há 10 anos, o número de visitantes que ingressou na Argentina não ultrapassava 2 milhões e que o esforço de divulgação elevou esse total para os atuais 5,6 milhões. “A Casa Argentina está à disposição de todos os órgãos e instituições privadas do Brasil e representa um passo à frente para o entrosamento entre os dois países, já bastante irmanados em seus propósitos”. A escolha de São Paulo para a instalação da sede do espaço agora aberto se deve, conforme Meyer, à cidade ser mercado emissor prioritário de viajantes e capital econômica.
Mariano Recalde, presidente da Aerolíneas Argentinas, destacou o fato da companhia aérea de bandeira contar com área própria na Casa Argentina, que passa a ser o endereço oficial de seus escritórios em São Paulo. “O projeto, agora concretizado, é fundamental como ferramenta para dar continuidade ao trabalho de promover o turismo junto ao brasileiro”. O executivo salientou que, nos últimos quatro anos, a oferta para o Brasil aumentou em 77%. Assegurou que hoje a companhia se tornou a de maior número de voos de e para o País, com atuais 15 frequências diárias. Na menção aos negócios estabelecidos entre as duas nações, Recalde ainda contabilizou a compra de 22 aviões fabricados pela Embraer que se somam à frota de aeronaves da Aerolíneas Argentinas. “Quando se junta Brasil e Argentina se abraça a América Latina”, finalizou.
Também estiveram presentes ao evento, o secretário de Turismo da Argentina, Daniel Aguilera; o secretário Executivo do Inprotur, Roberto Palais; o presidente do Conselho Federal de Turismo, Javier Espina; a prefeita de Bariloche, María Eugenia Martini e autoridades turísticas das províncias da Argentina.
 
 
A Casa Argentina está localizada na Rua Sampaio Vidal, 1026, Jardim Paulistano, tem 1500 m2 de área, conta com auditório para 400 pessoas, salão de eventos, salas para reuniões, um restaurante típico argentino aberto ao público, com capacidade para 80 pessoas, além de estacionamento para 15 veículos. No segundo andar da edificação funcionarão os escritórios da Aerolíneas Argentinas em São Paulo.