Até o próximo dia 29 de março, a cidade de São Paulo irá sediar a primeira edição do Arte & Design Têxtil Brasileiro – evento direcionado para arquitetos, designers de interiores, decoradores, projetistas, lojistas, influencers e estudantes das áreas correlatas, além do público em geral , na  Galeria Objectos do Olhar , rua Augusta, 837 ,   de terça-feira a domingo – 11h às 20h,em São Paulo.

A exposição visa aproximar as tecelagens brasileiras e seu produtos dos profissionais e consumidores promovendo novas experiências e contato com as últimas tecnologias e matérias-primas do setor. O evento conta como apoiadores ABIT – Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção; SINDITÊXTIL – Sindicato dos Têxteis de São Paulo;SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial; FAU Mackenzie; SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, iTeleport e  DW (Design Week)

Para estimular o envolvimento e interação do público, de forma a conhecer e valorizar a cadeia têxtil brasileira, a mostra apostou em ambientes lúdicos e sensoriais onde se destacam as esculturas têxteis em grandes dimensões, criadas com artigos desenvolvidos pelas principais tecelagens brasileiras do setor.

Nesse cenário, estimulante e provocativo onde o contato com as instalações é irrestrito, os visitantes são incentivados a tocar e interagir com as obras estimulando a percepção dos principais diferenciais competitivos dos tecidos brasileiros para lar e decoração, como design diferenciado, matérias-primas inovadoras e produção sustentável, características que também vem conquistando o mercado internacional.

Contando com instalações, tecidos para manuseio, tendências, experiências em 3D e touch, a exposição também oferece atividades educativas e de atualização profissional onde constam workshops e palestras sobre o segmento têxtil com a participação de especialistas que são referências no setor.

Destaques:

Instalação das Tecelagens: área de apresentação das empresas participantes.

Sala Vermelha: espaço inspiracional com as principais tendências em cores, estampas, fios e matérias-primas para tecidos de decoração.

Cozinha: setor informativo com um varal em looping com tecidos para toque e interação através de óculos 3D.

A produção brasileira de artigos têxteis para o lar alcançou 956 milhões de peças em 2021, índice 2,3% superior ao ano anterior, com um crescimento de empregabilidade de 3,6% no mesmo período. O Brasil conta com 1,2 mil unidades produtivas de têxteis-lar com porte industrial, segundo dados do IEMI sobre o mercado potencial de cama, mesa, banho e decorativos em 2022.

Confira as Tecelagens participantes: Abduche, Cootegal, Dahruj, Endutex, Lady, Lalitex, Lartex, Nortex, Temar, Tessere, Texion Têxtil Tramare   e Trixia Têxtil.