A 20ª edição do Encontro do Setor de Feiras e Eventos (ESFE) alcançou um marco significativo ao receber o Selo Evento Neutro, concedido pela Eccaplan Consultoria em Sustentabilidade. O reconhecimento foi obtido após a compensação integral das emissões de carbono geradas durante o evento, realizado em São Paulo, e reforça o compromisso do setor com práticas ambientalmente responsáveis.

José Fernandes (Rede dos Sonhos Hotéis e Fazenda), Fernando Beltrame (CEO Ecaaplan),
Patrícia Segatto (MCI Brasil) e Alexis Pagliarini (CEO Criativista ESG4

A certificação foi obtida por meio da iniciativa Evento Neutro, que consiste na quantificação, compensação e rastreamento das emissões de gases de efeito estufa (GEE) relacionadas à montagem, realização e desmontagem do evento. As emissões foram neutralizadas com o apoio a projetos ambientais brasileiros certificados, que abrangem áreas como energia renovável, restauração florestal e agricultura regenerativa, sempre com foco na preservação da biodiversidade e no desenvolvimento socioeconômico de comunidades locais.

“Receber o Selo Evento Neutro é uma forma de reforçar nosso papel na construção de um setor de eventos mais consciente e responsável com o meio ambiente. O ESFE sempre foi pioneiro em inovações e, agora, reforçamos essa posição ao adotar práticas alinhadas às metas globais de sustentabilidade”, afirma Fernando Beltrame, CEO da Eccaplan. O executivo  participou ativamente da programação desta  edição , integrando o Painel 1, intitulado “Sustentabilidade e Acessibilidade”. O painel foi ministrado por José Fernandes Franco, fundador da Rede dos Sonhos Hotéis Fazenda, que recebeu o prêmio de Melhor Hotel do Mundo em Acessibilidade pela Skål International, em cerimônia realizada em Istambul e posteriormente reconhecido na WTM de Londres. José Fernandes Franco, há mais de 30 anos, desenvolve um trabalho exemplar de inclusão e acessibilidade na rede de hotéis que lidera.

Outro participante do painel foi Alexis Pagliarini, CEO e fundador da Criativista ESG4 Líderes, que destacou a importância de integrar ações de ESG (Environmental, Social and Governance) nas estratégias empresariais, especialmente em setores que lidam com grandes públicos, como o de eventos.“O painel abordou pontos cruciais sobre a responsabilidade socioambiental e a necessidade de um olhar mais atento à acessibilidade. A inclusão é uma pauta global e o setor de eventos tem um papel estratégico nesse movimento”, destacou Beltrame.

O programa Evento Neutro, desenvolvido pela Eccaplan, baseia-se na ISO 20.121, que estabelece diretrizes para a gestão sustentável de eventos. A metodologia inclui o cálculo das emissões associadas ao evento, considerando deslocamentos, consumo de energia, geração de resíduos e outras atividades correlacionadas.

A neutralização dessas emissões é realizada por meio da aquisição de créditos de carbono certificados e rastreáveis, emitidos por projetos ambientais brasileiros alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente o ODS 13 – Ação contra a Mudança Global do Clima.

Entre os projetos apoiados pelo ESFE estão iniciativas de REDD+ (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal), que preservam áreas críticas de florestas tropicais e promovem o desenvolvimento sustentável das comunidades locais.