A Câmara Espanhola de Comércio no Brasil homenageou, ontem em São Paulo, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, o presidente da Fundação Telefônica, César Alierta, e a escritora Nélida Piñón na edição 2016 de seu tradicional Jantar de Gala. O evento reuniu, no Teatro Santander, mais de 400 pessoas, entre autoridades e executivos de algumas das cerca de 300 empresas associadas à Câmara.

Eduardo Paes, atual prefeito da capital fluminense (PMDB), recebeu o prêmio como personalidade brasileira, pela notável visão e empenho na realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, enquanto César Alierta foi destacado como personalidade espanhola, por sua trajetória profissional à frente da Telefônica S/A, enquanto. Nélida Piñón recebeu uma homenagem especial por sua contribuição à cultura hispano-brasileira, em celebração aos 400 anos da morte do escritor castelhano Miguel de Cervantes.

“É sempre um prazer comemorar a aproximação entre o Brasil e a Espanha, e perceber que este vínculo se estreita mais a cada ano. Homenageamos aqui personalidades que fizeram parte desta história, em campos tão diferentes quanto a economia, a política ou as artes, o que torna a narrativa ainda mais completa”, afirmou Sérgio Rial, presidente da Câmara Espanhola e presidente do Santander Brasil.

Durante o evento, Rial lembrou também que as relações econômicas entre Espanha e Brasil têm se firmado cada vez mais ao longo dos 61 anos de atuação da Câmara Espanhola. Com cerca de mil empresas presentes no Brasil, a Espanha – de acordo com o dado mais recente, disponibilizado pelo Banco Central – já é o terceiro maior investidor direto no país, com US$64 bilhões, 12% do total.

A diretora-executiva da Câmara, Carolina Carvalho, lembra ainda que a entidade tem realizado um intenso trabalho de engajamento, focado na promoção das relações econômicas entre os dois países.

Referência no suporte e promoção de networking a empresas de todos os tamanhos, a Câmara continuará a promover o intercâmbio comercial entre os dois países, gerando assim um ambiente de negócios ativo, segundo Carolina. “Reforço nosso compromisso de seguir trabalhando em benefício dos interesses de nossas empresas, além de consolidar ainda mais as relações comerciais entre Brasil e Espanha”, acrescenta a executiva.

Celebrando as afinidades entre o Brasil e a Espanha, não apenas no âmbito dos negócios, mas também na cultura e na gastronomia, o chef espanhol Oscar Bosch, do restaurante Tanit, assinou o prato principal servido na edição 2016 do Jantar de Gala, apresentando um pouco do legado dos dois países à mesa.

A Câmara Espanhola se compõe por empresas de setores diversos, como energia, infraestrutura, telecomunicações, alimentos, seguros, financeiro, segurança, construção, tecnologia, siderurgia e turismo, entre outros. Juntas, as associadas tornam a instituição forte e uma fonte primordial de referência nas relações bilaterais hispano-brasileiras.

No ano de 2015, o Prêmio Personalidade Brasil-Espanha foi entregue ao atual presidente da República, Michel Temer, como personalidade brasileira, e à presidente executiva do Grupo Santander, Ana Botín, como personalidade espanhola.

Este ano, o Jantar de Gala da Câmara Espanhola foi patrocinado por: Allianz Seguros, Arteris, Everis, Gas Natural Fenosa, Iberdrola Brasil, Iberia, Indra, Med Salva- Grupo Ambuiberica, Prosegur Brasil, Repsol Sinopec Brasil, Santander Brasil, Telefônica e Tel Telecom.