No dia 11 de abril, acontece a etapa brasileira da 2ª edição do Tio Pepe Challenge. Se trata de um dos principais campeonatos de coquetelaria mundiais, realizado pelo Jerez espanhol homônimo, produzido pela vinícola González Byass e importado pela Inovini – divisão de vinhos da importadora Aurora Fine Brands. A disputa, que promete ser ainda mais emocionante e competitiva, exige a criação de coquetéis com Jerez na composição e envolve mais de 700 bartenders profissionais de vinte países ao redor do mundo.

A primeira edição no Brasil aconteceu em 2019, e retorna somente agora em 2022 por conta da pandemia de Covid-19, no restaurante Torero Valese, em São Paulo, das 15h às 20h.

 

Serão seis finalistas, selecionados entre os inscritos, que irão disputar entre si para decidir quem será escolhido como representante brasileiro para a grande final mundial. Essa escolha acontece no dia 11 de abril, em um evento para convidados, onde cada participante deverá apresentar suas versões de drinks, que deverá conter obrigatoriamente com pelo menos 50ml de Jerez, mostrando sua técnica e criatividade no preparo. Além disso, também será considerada a habilidade de cada um ao manusear a venência, um utensilio utilizado para degustar o Jerez dentro das barricas onde ficam armazenados, e que na ocasião do evento, serve para abrilhantar a apresentação dos coquetéis.

A escolha será feita por um júri técnico especializado composto por Alex Mesquita, mixologista e diretor criativo de coquetéis do Tan Tan Bar, pela sommelier Daniela Bravin e pelo jornalista Saulo Yassuda, da revista Veja SP, especializado em bebidas. O bartender selecionado participará da etapa final, em maio, que acontece em Jerez de La Fronteira, na Espanha.