Criado em 2019 como Marina Week, o festival anual em celebração à cultura oceânica chega à quarta edição com novo nome, SP Ocean Week, e uma programação ainda mais consistente e diversa de atividades multidisciplinares gratuitamente espalhadas no Memorial da América Latina, entre os dias 30 de agosto e 03 de setembro de 2023. O espetáculo de abertura – um talkshow com uma hora e meia de duração, reunindo os navegadores David Schurmann e Aleixo Belov, a surfista de ondas gigantes Maya Gabeira e Nathalie Gil, presidente da Sea Shepherd Brasil – será realizado no Auditório Simon Bolívar, com capacidade para mil pessoas, às 19h30. O evento gratuito será transmitido ao vivo pela internet e, posteriormente, terá exibição na grade de programação da TV Cultura, coprodutora do evento.

David e Maya dividirão suas experiências com um veterano na arte da vela. Aos 80 anos, Aleixo Belov, ucraniano radicado na Bahia, recentemente atingiu um feito extraordinário: a travessia da chamada Passagem Noroeste, uma difícil rota formada por estreitos na região norte da América, localizada próxima ao Círculo Polar Ártico, possibilitando a junção do Estreito de Bering ao Estreito de Davis, e conectando dois oceanos: o Pacífico e o Atlântico.

Em meio à roda de conversas, apresentações musicais com repertório em exaltação à Iemanjá, divindade do candomblé cultuada como Rainha do Mar, e o orixá mais popular do Brasil, de grande influência na literatura e na música do País, terão a participação da cantora Teresa Cristina. O espetáculo também contará com a apresentação do Coral da USP, das cantoras Grazzi Brasil e Adriana Moreira e de um grupo de Candomblé.

Ao longo dos cinco dias subsequentes, no foyer do Auditório Simon Bolívar do Memorial da América Latina, o público terá acesso a uma série de atividades no Cais do Porto, um espaço expositivo com mais de 2 mil m²  que reunirá: estandes de ONGs de conservação marinha e institutos de pesquisa; oficinas com atividades experimentais orientadas por especialistas de diversas áreas; o Palco Mar Aberto, espaço de apresentações artísticas, contação de histórias, palestras e oficinas; um espaço dedicado a sessões de autógrafos e bate-papo com autores de títulos consagrados com temas ligados ao mar; exposições de fotografia, conquiliologia (área da zoologia que estuda conchas e moluscos) e a exposição Barcos do Brasil, com maquetes de barcos artesanais do acervo do Museu Nacional do Mar de São Francisco do Sul.  O espaço também sediará a Marina Shop, loja de souvenirs da SP Ocean Week, com camisetas e canecas customizadas, livros, miniaturas e objetos náuticos em geral.

No Estúdio da Sala dos Espelhos, a série de encontros Gente do Mar reunirá grandes personalidades do mergulho, da vela, do remo, da náutica e do surf, colocando o público do festival em contato com diferentes formas de interação e vivência do mar, abordadas em entrevistas sobre práticas esportivas e de lazer. As conversas terão duração de 1h30, e serão conduzidas por jornalistas especializados, com transmissão em tempo real no formato de podcast. Na mesa Wilhelm Schurmann e Erika Ternex, as novas vozes dos oceanos, o novo capitão do veleiro Kat, da família Schurmann, e sua companheira, Erika Ternex, falarão ao público, direto da Polinésia Francesa, sobre os rumos e desafios do projeto Voz dos Oceanos. O painel de entrevistas também reunira, entre outros assuntos, temas como: A Náutica do Século XXI: visões do futuro; Surf e Sustentabilidade; Surf Feminino: mulheres ao mar; Optimist: a classe de entrada na vela.

No mesmo espaço, o festival também promove o painel Ideias Azuis , um ciclo de conversas com  especialistas, que apontarão caminhos para atingir as metas da Década do Oceano e do ODS 14, o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável – Vida na Água, que pretende entregar um oceano  saudável, seguro, produtivo e sustentável para as futuras gerações.

Com a mediação de jornalistas especializados, cada um dos 12 painéis que compõem o ciclo reunirá de dois a três convidados. Além da plateia presencial, os debates terão transmissão em formato de videocast, ficando posteriormente disponíveis nos canais da feira.  Totalizando 18 horas de atividades, Ideias Azuis discutirá cinco temas fundamentais: Cultura Oceânica, Economia Azul, Oceano Limpo, Conservação da Biodiversidade, Pesca Sustentável e Aliança para o Futuro do Oceano.

No Cais do Porto o público terá ainda acesso á Barraca do Peixe, um ponto de encontro para o conhecimento sobre o consumo responsável de pescados, por meio de duas atividades: Que Peixe é esse?, que vai apresentar as espécies mais comumente encontradas no mercado brasileiro e a situação em que se encontram em nossa natureza; e o Workshop Pescado Sustentável, que abordará formas de escolher corretamente as espécies certas nas épocas certas, ou seja capturadas com origens conhecidas e de acordo com as boas práticas da pesca.

Ao longo de três dias, a SP Ocean Week 2023 também apresenta a mostra Cinema Comentado, uma seleção dos melhores documentários brasileiros sobre o oceano. Após as exibições, especialistas de diversas áreas – biologia, oceanografia, antropologia e ciências sociais – irão aprofundar a inteligibilidade dos temas abordados. Em sessões contínuas de 1h de duração, os filmes serão projetados em um auditório com capacidade para 300 espectadores. No sábado (2), diretores dos documentários exibidos na mostra terão um encontro de 2h com o público.

A SP Ocean Week 2023 também reserva ao público uma atração que ficará instalada no Memorial da América Latina ao longo de 30 dias: a exposição Barcos do Brasil. Idealizada em 2005, pelo navegador Amyr Klink e o arquiteto Dalmo Vieira Filho, a coleção que deu origem à exposição foi desenvolvida pelo Museu Nacional do Mar – Embarcações Brasileiras, com a produção de uma série de réplicas fidedignas de embarcações que exaltam a rica engenhosidade e o repertório de soluções e técnicas ancestrais do saber tradicional das populações litorâneas do Brasil.

O evento possui patrocínio das empresas Repsol Sinopec Brasil, Instituto Aegea, Sebrae, Santos Brasil,  L´Occitane au Bresil. E Cirúrgica Fernandes.