A 4ª edição da ProWine São Paulo está prestes a acontecer, e este ano novamente contará com os renomados Vinhos de Portugal. O evento, um dos principais encontros do setor de bebidas no país, está agendado para ocorrer entre os dias 03 a 05 de outubro, com horário de funcionamento das 12h às 19h, nas instalações do Expo Center Norte São Paulo.

 

Os três dias de evento oferecerão aos profissionais do setor de bebidas a oportunidade única de degustar vinhos provenientes de diversas denominações de origem de Portugal. Desde o Douro ao Vinho Verde, passando por regiões como Alentejo, Algarve, Bairrada, Beira Interior, Dão, Lisboa, Tejo, Península de Setúbal e Madeira, os participantes poderão explorar mais de 450 rótulos de produtores ilustres, enriquecendo a experiência dos visitantes.

Este ano os Vinhos de Portugal ocuparão uma área de 260m², onde 48 produtores, alguns já estabelecidos no mercado e outros em busca de maior visibilidade, se reunirão para apresentar suas criações. Esta promete ser uma das partes mais atraentes do evento, cativando a atenção tanto dos fornecedores quanto dos compradores da indústria, que esperam estabelecer novas parcerias e impulsionar ainda mais o crescimento da indústria de vinhos no Brasil.

 

A  participação expressiva de Portugal no evento reflete um fenômeno mais amplo nas exportações de vinhos para o Brasil. Durante o primeiro semestre de 2023, o mercado brasileiro despontou como um dos principais destinos para os vinhos portugueses. Excluindo o Vinho do Porto, as exportações para o Brasil aumentaram impressionantes 22,52% em valor em relação a 2022, acompanhadas por um crescimento de 13,95% em volume.

 

As exportações globais de vinhos portugueses, que somaram 158,3 milhões de litros, representaram um montante de 447,6 milhões de euros, com um preço médio de 2,83 € por litro. Em comparação com o mesmo período do ano anterior, houve um crescimento de 2,22% em volume, 3,91% em valor e 1,65% no preço médio.

 

Mesmo considerando o Vinho do Porto, o mercado brasileiro se posicionou em quarto lugar em termos de crescimento, com um aumento de 13,20% no volume de litros exportados e 20,95% em valor econômico, contribuindo para um aumento no preço médio de 6,84%.

Com base neste sólido desempenho no primeiro semestre, as perspectivas são otimistas para o restante de 2023, já que historicamente o segundo semestre tende a trazer resultados ainda melhores para os vinhos portugueses no mercado brasileiro. O evento ProWine São Paulo, com sua rica oferta de Vinhos de Portugal, se posiciona como um catalisador para essas expectativas positivas.