O 51º Encontro Comercial Braztoa São Paulo recebeu um recorde de público com a contabilização de 2.611 profissionais circulando pelos corredores do Centro de Convenções Frei Caneca. Um dos fatores que contribuíram para esse número expressivo foram as caravanas rodoviárias e aéreas, que tiveram 100% de ocupação e trouxeram agentes de mais de 30 cidades.

 

Magda Nassar, presidente da BRAZTOA, mostrou a importância do setor com os números do Anuário Braztoa 2019, como o faturamento de R$ 13,1 bilhões das associadas à entidade, o que representa um aumento de 7,4%. “Um pequeno grupo de empresas movimentou mais o turismo brasileiro que um País inteiro. O Brasil não sai dos 6 milhões de turistas internacionais enquanto nossos associados, 61 operadoras, movimentam 6,5 milhões de passageiros no ano. É a iniciativa privada que faz o Turismo no Brasil e precisamos que reconheçam essa importância”, disse Magda Nassar.

 

Para contar um pouco dos 30 anos da Braztoa, Magda  convidou ao palco dois ex-presidentes: Marco Ferraz e José Zuquim, durante a cerimônia de abertura. Ambos citaram o papel essencial de Monica Samia, CEO da entidade e que está na associação há 15 anos.

 

 No evento, os agentes de viagens foram surpreendidos por um túnel sensorial com frases, imagens e sons impactantes. O texto motivacional buscava revelar o melhor do agente de viagens, sua capacidade de transformar sonhos em realidade, posicionando-o como um especialista em viagens. Um painel interativo, parte da campanha “Viaje com um Especialista”, lançada recentemente pela entidade, disponibilizou duas fotos gigantes como cenário, se tornando um ponto perfeito de interação dos agentes, que poderão fazer fotos e posts nas redes sociais.

 O dia terminou em festa com o coquetel temático oferecido pela Aeromexico.

 

Na ocasião  foi lançado o  Anuário Braztoa 2019, estudo com dados inéditos do setor das operadoras de turismo no país, que mostra, em números, o impacto do contexto econômico nacional e internacional no segmento de viagens de lazer e no comportamento do turista.

Em 2018, as empresas associadas à BRAZTOA, que representam estimados 90% das viagens de lazer comercializados pela cadeia produtiva do Brasil, foram responsáveis por um faturamento de R$ 13,1 bilhões, um crescimento de 7,4% em relação ao período anterior. Mesmo sendo considerado um ano ainda desafiador, percebe-se um crescimento real, ou seja, descontada a inflação, de 3,5%.

 

Destaque para o número de embarques de passageiros que teve um aumento de 17% em relação ao ano anterior e atingiu a marca de 6,5 milhões, bastante superior aos 5,5 milhões de 2017.

 

Do total de passageiros embarcados, 5 milhões foram para destinos dentro do Brasil, 77,1% do total. A porcentagem de turistas para destinos internacionais foi de 22,9%, ou seja, 1,5 milhões de brasileiros viajaram para fora do país em 2018, contra 1,2 milhões em 2017 (23,3% de crescimento)

 

O turismo nacional apontou crescimento de 5,7% em faturamento (passou de R$ 7,18 bilhões em 2017 para R$ 7,60 bilhões em 2018). Já as viagens para o exterior mantiveram a tendência de crescimento e contabilizaram alta de 11,4% no faturamento, atingindo R$ 5,2 bilhões.Em 2018, os embarques domésticos da Beaztoa geraram cerca de R$ 11,24 bilhões de reais de impacto para a economia nacional.

 

Clique aqui e acesse o release do Anuário na íntegra. A versão completa  para download está disponível no site : www.braztoa.com.br.