O grupo LATAM concluiu o processo de migração tecnológica de seus quatro data centers no Brasil e no Chile, passando de uma infraestrutura física a uma arquitetura tecnológica 100% baseada na nuvem, tudo isso sem interromper as suas operações e gerando novas eficiências. A iniciativa, que teve início em 2021, contou com o Google Cloud como aliado estratégico, consolidando uma relação de longo prazo entre as empresas, iniciada em 2017.
Com a transformação, a companhia aérea migrou para uma plataforma virtual que entrega escalabilidade, flexibilidade e eficiência de custos. Ao concentrar 95% de sua infraestrutura no Google Cloud, a companhia ganha agilidade para acessar e implementar novas soluções baseadas na nuvem. “Este processo foi fundamental para os objetivos de modernização e transformação digital da LATAM. O fato de estarmos operando 100% em ambiente de nuvem nos permite oferecer uma melhor resposta aos desafios atuais da companhia, além de nos tornar mais competitivos e eficientes para os nossos clientes”, afirma Juliana Rios, Chief Information Officer (CIO) da LATAM Airlines Group.
O Google Cloud trabalhou em conjunto com os seus times e conhecimentos para auxiliar no processo de migração, e também para explorar novas possibilidades de uso de tecnologia em suas operações. “Trabalhar lado a lado com os nossos clientes é o que nos motiva todos os dias”, comenta Eduardo López, presidente do Google Cloud para América Latina. “No caso da LATAM, um dos clientes com os quais mantemos uma relação de tanto tempo, é um grande orgulho acompanhá-los em um momento tão importante como a migração total para a nuvem, estabelecendo uma referência para o restante da indústria”.
Assim que migrou para a nuvem do Google, a LATAM deixou de emitir 3,4 mil toneladas de dióxido de carbono de sua infraestrutura de TI. A relação entre esta redução no impacto ambiental e a migração para a nuvem reside no constante esforço do Google Cloud para se manter como a nuvem mais verde do mercado. Em 2017, o Google se tornou a primeira grande empresa a equiparar seu uso de energia com energia 100% renovável – um marco alcançado todos os anos desde então.
Além de sua eficiência energética, desde a perspectiva de reciclagem, a LATAM também trabalhou para reduzir o impacto da desativação de seus data centers, ao trabalhar com as empresas Recycler e Recycla na segmentação dos elementos descartados nos data centers do Brasil e do Chile, respectivamente. No total, mais de 80 toneladas de materiais foram classificados para lhes dar uma nova vida ou para o seu posterior manejo até o destino final e que se traduzem, com base no que foi relatado por tais organizações, numa redução de mais de 13 mil toneladas de CO2.
Estar na nuvem traz inúmeros benefícios, como maior flexibilidade e escalabilidade, que permitem a rápida adaptação às demandas do mercado e da própria tecnologia. Ainda, graças aos serviços avançados do Google Cloud, como computação sem servidor (serverless) e análises de dados, a LATAM acelerou a inovação e melhorou a eficiência dos seus processos internos.
Adicionalmente, e como parte da sua visão de transformar a experiência de clientes e colaboradores, o grupo avança na digitalização de vários processos do negócio, incluindo a incursão em soluções mobile, aplicações inteligentes e análise de dados em tempo real.
“Estar operando 100% no Google Cloud nos permite oferecer uma resposta melhor aos desafios atuais da companhia, além de nos tornar mais competitivos e eficientes para os nossos clientes”, acrescenta Juliana Rios, da LATAM.