A JNTO – Organização Nacional de Turismo Japonês, órgão oficial do governo responsável por promover o Japão como destino turístico, participará pela primeira vez da ABAV Expo. Segundo Susumu Matsumoto, diretor executivo da JNTO em Nova York, responsável pelo mercado latino-americano, “Este ano marca o 130º aniversário do Tratado de Amizade Brasil-Japão e por isso, a JNTO, em cooperação com o Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro, participa da histórica e tradicional ABAV pela primeira vez. Sentimos que é uma honra fazer parte e estamos muito felizes em promover nosso país em um palco de tanto prestígio.”

Susumu Matsumoto, da JNTO em Nova York

“Desejamos transmitir a todos o encanto de visitar o Japão, um país que oferece enorme variedade de atrações culturais e gastronômicas e paisagens arrebatadoras, seja pela natureza exuberante ou pela arquitetura de referência mundial. Temos estrutura e atividades para as quatro estações do ano, acolhendo visitantes com eficácia, segurança e uma hospitalidade característica, resultando em uma oferta de destino irresistível. Aguardamos com alegria a visita de profissionais do turismo ao estande do Japão”.

Em sua estreia na ABAV Expo, o Japão  reúne parceiros que irão proporcionar aos agentes de viagens excelentes contatos e negócios. Além do Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro, estarão representadas as agências H.I.S. Brasil e Quickly Travel, e as companhias aéreas ANA (All Nipppon Airways) e JAL (Japan Airlines).

O país registrou, de janeiro a agosto deste ano, 28 milhões de visitantes, batendo recordes históricos para o período. A presença de 85 mil turistas brasileiros em 2024 foi também a mais alta da história, fluxo que deve seguir crescendo, considerando a alta procura pelo destino, que apenas entre janeiro e junho deste ano já recebeu 52 mil viajantes do Brasil. (Japan Tourism Statistics)

Na quinta-feira, 9 de outubro, a JNTO promove um seminário que irá revelar o que torna o Japão tão bem sucedido como destino turístico, e o que os agentes de viagens devem saber para melhor promovê-lo junto a seus clientes. Fatores como alto nível de segurança e eficácia em transportes geram confiança para passear com tranquilidade, enquanto a diversidade sazonal amplia o leque de opções de pacotes ao longo de todo o ano. Cada estação exibe características específicas e atrações marcadas pela temporada, como os pratos típicos de cada época.

O seminário contará com a participação de Marina Tsuge, especialista que promove cursos e  viagens guiadas ao Japão. Marina traz na bagagem orientações valiosas para guiar as agências no desenvolvimento do destino, apontando os benefícios de conhecê-lo profundamente. Somando cada qual sua expertise, os parceiros H.I.S Brasil, ANA e JAL completam a sessão de 45 minutos que será uma introdução completa ao Japão. As inscrições devem ser feitas no site da ABAV Expo.

Além do conteúdo do seminário, no seu estande, aspectos pouco difundidos que farão toda a diferença no planejamento de viagens. Aprender sobre as características geográficas e climáticas do país permitirá identificar lugares com temperaturas frescas mesmo no alto verão, ou fugir do frio em pleno inverno.