A sétima edição do Congresso Internacional Abit, que acontece nos dias 3 e 4 de novembro,  no Minas Centro, em Belo Horizonte (MG), conta com duas palestras de peso da McKinsey & Company, na abertura dos painéis, e com temas muito relevantes para o presente e para o futuro do setor têxtil e de confecção.

No primeiro dia, 3 de novembro, Henrique Ceotto, sócio da McKinsey & Company, abre a programação do evento, às 9h, trazendo reflexões sobre Sustentabilidade como um dos principais drivers de consumo e produção na atualidade. Em sua apresentação, ele deve abordar as principais estratégias para as indústrias têxtil e de confecção, como reduzir suas emissões de poluentes, acertando no planejamento da demanda, evitando desperdícios na cadeia e alinhando-se às novas exigências do consumidor.

No dia 4, às 9h, Ricardo Skibelski, também sócio da McKinsey & Company leva ao público reflexões sobre um tema que também está em alta, principalmente após a pandemia: resiliência e como garantir que as empresas consigam se adequar de maneira rápida diante de tantas mudanças e desafios.

Segundo Skibelski, será cada vez mais comum lidar com novas legislações, certificações e regulações que exigem ações imediatas das empresas, como a criação e medição das métricas dinâmicas, responsáveis por avaliar o seu desempenho ambiental, e de acordo com aspectos ASG (Ambiental, Social e Governança).

“As empresas que querem se destacar no mercado devem aplicar soluções integradas de rastreabilidade em todos os seus processos, unindo todas as etapas, e em cadeias rastreáveis e limpas”, completa.

O palestrante ainda ressalta o papel do consumo nesse processo. “O consumidor tolera cada vez menos um discurso bonito, longe da prática. O que tem diferenciado as empresas são líderes que efetivamente colocam em prática esse assunto, escutando seu público interno, entendendo quais impactos a empresa gera ao meio, determinando suas métricas e as executando”, finaliza.