A Associação Brasileira de Enologia (ABE) estendeu até amanhã, dia 30 de agosto,o prazo para as vinícolas de todo o Brasil  inscreverem seus rótulos no 13ª  Concurso do espumante Brasileiro.

 

Em 12 edições, o concurso avaliou 2.550 espumantes nacionais. A expectativa do presidente da Associação, enólogo Ricardo Morari, é que este ano o número deverá romper a marca dos 3 mil rótulos. “O Concurso do Espumante Brasileiro é a competição mais importante para esta categoria de vinho, pois se dedica a avaliar exclusivamente este tipo de bebida, reunindo especialistas no assunto. O espumante brasileiro abriu as portas do Brasil para o mundo. É através dele que passamos a ser reconhecidos mundialmente. Nada melhor do que dedicar um concurso especialmente para ele”, destaca.

Na última edição, em 2021, 93 vinícolas participaram da maior adesão da história do evento, que reuniu 425 amostras, sendo 134 premiadas – oito com Grande Medalha de Ouro somando mais de 92 pontos. Para esta 13ª edição, os organizadores esperam ir além tanto no número de amostras, quanto de vinícolas e estados.

 

Seguindo normas internacionais regidas pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), somente serão aceitos espumantes naturais elaborados a partir de uvas Vitis Viníferas e que estejam no mercado sendo comercializados pelas vinícolas. Podem participar espumantes de primeira (Moscatéis) e segunda fermentação (Charmat e Tradicional) em diversos grupos e sub-grupos, contemplando brancos, rosés e tintos com diferentes teores de açúcar (Nature, Extra Brut, Brut, Seco, Demi-Sec e Doce).

 

 

Categoria I – Espumantes de segunda fermentação (Charmat / Tradicional)

Grupos

A – Branco

B – Rosé

C – Tinto

 

Sub-grupos

1 – Nature

2 – Extra Brut

3 – Brut

4 – Sec ou Seco

5 – Demi-Sec

 

Categoria II – Espumantes de primeira fermentação(Moscatéis Espumantes)

Grupos

A – Branco

B – Rosé

link   https://www.enologia.org.br/concurso-do-espumante-brasileiro/

27 a 29 de setembro de 2023 (Degustações: 27 e 28; jantar de premiação: 29)

Hotel Dall’Onder SKI, Garibaldi (RS)