A recepção de abertura para a exposição World Tour  Predadores e Presas-  Lod Mosaico Romano, é amanhã, quarta-feira dia 10 de fevereiro, no Patricia & Phillip Frost Art Museum FIU,   que é  afiliado ao Smithsonian .

Na ocasião representantes de Israel e Washington estarão presentes para esta última exibição da obra de arte antes de seu retorno à antiga cidade bíblica de Lida ( agora Lod , Israel). Esta é  a primeira vez que a exposição conta com um painel adicional , muito elogiado por seu excelente estado de preservação, que os críticos  têm chamado de :”The Rock Star Romano”.

 

O blogtaniamuller.com.br, foi convidado para esta noite espetacular, pois raramente antiguidades tão preciosas são mostrados neste lado do Atlântico , especialmente desta magnitude e importância, pois nos   tempos difíceis de hoje,  com sítios do património em perigo em zonas de guerra , o Lod Mosaic, que  remonta ao terceiro século dC, quando a cidade de Lod era parte do Império Romano, fornece um exemplo espetacular da arqueologia de resgate e conservação. O mosaico foi salvo pela  autoridade de Antiguidades de Israel ,depois que foi descoberto por uma equipe de construção durante uma escavação 1996 para alargar uma estrada.

painel

Os brasileiros que estiverem em Miami podem ver de perto esta turnê mundial que já passou por museus como : o Louvre, em Paris, O Metropolitan Museum of Art, em Nova York e  o Museu Hermitage em São Petersburgo , Rússia, com recorde de público. A exposição fica até o 15 de maio. O museu está localizado no campus da Universidade Internacional da Flórida, localizado na 10975 S.W. 17 Street, Miami, FL 33199

  tigre

O título da exposição , ” Predadores e Presas “, faz referência a maravilhosa coleção de animais exóticos retratados . O mosaico é de nenhuma filiação religiosa , residentes na época eram em sua maioria pagãos , cristãos e judeus.O mosaico primorosamente detalhado deveria ser do chão de uma grande sala de audiências , em um grande vila de propriedade de um comerciante abastado romano cuja rota de comércio era entre  Jerusalém e o  Mediterrâneo.

 

Dra Jordana Pomeroy

Dra Jordana Pomeroy

Para Jordana Pomeroy, diretora do museu “Estamos absolutamente encantados e honrados  de  podermos expor uma obra significativa desde a antiguidade romana, no  Frost Art Museum Patricia & Phillip.  O mosaico capturou o nosso interesse de podermos compartilhar esse entusiasmo com a comunidade  de Miami através desta exposição “.

Contexto histórico

A cidade israelense de Lod fica no local da antiga cidade de Lida, que se desenvolveu em uma planície fértil em uma importante rota comercial , a Via Maris , do Egito à Síria e Mesopotâmia. Um centro de cultura e produção artesanal , depois de ser destruído pelos romanos em 66 dC , durante o primeiro judeu -romano da guerra , a cidade foi reconstruída com o nome Diospolis , a ” cidade de Zeus. ”

 

Por volta de 200 dC , Septímio Severo se  tornou uma colônia romana . Os arqueólogos calculam que mais de dois milhões de tesselas (telhas antigas ) foram utilizados para criar a 1.700 anos de idade, obra-prima.

Três painéis centrais foram escolhidos a partir da escavação para a exposição itinerante , dois painéis de extremidade retangulares que rodeiam uma grande medalhão central quadrado . Destaque são animais indígenas  que coexistem com criaturas ferozes , como leões e tigres , um elefante e uma girafa , e búfalo de água asiático , além de vida marinha , um monstro do mar e navios mercantes .

O mosaico detém mistérios não resolvidos , pois não há divindades ou seres humanos retratados , algo altamente incomum para  um mosaico grande de  piso deste período ,onde pavimentos de mosaico eram parte integrante de arquitetura antiga.  A exposição é exibida exclusivamente no chão, como  o mosaico foi concebido para ser visto.