Pablo Bernhard, CEO da TT Travel Group , conhecido como Mister Trem, recebeu ao lado da russa Vera Grigoreva, International Project Manager da Imperial Russia Train, no seu escritório em Santo Amaro, em São Paulo, para falar da parceria feita. Agora a Trains & Tours Lufthansa City Center, agência brasileira da TT Operadora oferece aos brasileiros com exclusividade, todas as quatro rotas operadas pela empresa russa IRT. O acordo vale por 3 anos
Trata-se do verdadeiro transiberiano imperial das ferrovias russas e é uma oportunidade única de vivenciar o que a Rússia tem de melhor: a grandiosidade histórica, a mescla de culturas e riquezas e o esplendor arquitetônico. “ É uma epopeia, só quem faz , é que sente, de um trem simbólico São 14 dias de imersão total na cultura russa, com nove destinos em que realizamos passeios no dia inteiro.” afirmou Pablo.
O roteiro original parte de Moscou e segue até Vladivostok (pode-se fazer no sentido inverso também) e têm duração de 14 dias. São nove paradas no total, que incluem Moscou, onde o passageiro terá oportunidade de conhecer a Praça Vermelha, a Catedral de São Basílio, o famoso Kremlin e até as estações de metrô, que parecem palácios subterrâneos; Kazan, capital da República do Tartaristão e grande polo cultural da Rússia; Ecaterimburgo, localizada na parte oriental dos Montes Urais, já na fronteira com a Ásia; Novosibirsk, maior cidade da Sibéria, onde há um museu dedicado à ferrovia transiberiana; Irkutsk, repleta de monumentos históricos e considerada a capital oriental da Sibéria; e Khabarovsk, para conhecer importantes museus e fazer um passeio de barco pelo rio Amur, que forma uma fronteira natural entre Rússia e China.
O ponto alto é a visita ao Lago Baikal, Patrimônio Mundial pela UNESCO, que tem 636 quilômetros de comprimento e 80 quilômetros de largura, e é o maior em volume de água doce do mundo, bem como o mais profundo. Lá os turistas farão um passeio de barco, visitarão o singular museu dedicado à fauna e à flora locais – há mais de 1.000 espécies de plantas e mais de 1.500 de animais – e depois poderão fazer compras em um mercado local.
Para quem deseja ampliar a riqueza cultural da viagem, outra opção é percorrer o trajeto de Moscou a Pequim (ou no sentido inverso). O destaque desta rota é que depois da parada em Ulan-Ude, última cidade russa desta rota, o trem desviará da ferrovia transiberiana e seguirá pela ferrovia transmongoliana com sentido a Ulan Bator, capital da Mongólia. Lá, os principais pontos turísticos são o mosteiro budista Gandantegchinlen, o maior e mais importante do país; o Memorial Zaisan, em homenagem aos soldados soviéticos mortos na Segunda Guerra Mundial; e a Praça Sükhbaatar, que abriga estátuas de Damdin Sükhbaatar, líder político da Revolução da Mongólia de 1921, e do conquistador Gengis Khan. Por fim, o trem segue viagem e finaliza sua jornada em Pequim.
A Ferrovia Transiberiana é a mais lendária e a maior ferrovia do mundo. Possui 9.289 quilômetros de extensão e quatro rotas distintas, sendo que a principal começa em Moscou e termina em Vladivostok, além de passar por oito fusos horários.
Que tal comemorar a chegada de 2019 de uma maneira realmente diferente, a bordo de um trem russo que vai até o Círculo Polar Ártico e com chance de ver a Aurora Boreal? Essa é a proposta da agência brasileira Trains & Tours com a IRT., que será realizada de 26 de dezembro a 4 de janeiro
O roteiro, com duração de 10 dias, começa e termina em Moscou, que nessa época do ano fica toda decorada. As duas primeiras noites são na cidade, onde é possível conhecer grandes atrações como a antiga residência dos czares, a Praça das Catedrais, onde ficam três das mais imponentes da cidade, e, claro, a Praça Vermelha, onde está o Kremlin. Também vale visitar o palácio Kolomenskoe, de madeira, um verdadeiro patrimônio arquitetônico, e participar de uma típica cerimônia do chá, que acompanha as famosas panquecas russas.
O embarque no Imperial Russia Train acontece no terceiro dia, com destino a São Petersburgo, famosa por seus inúmeros monumentos históricos, palácios maravilhosos e lindas pontes. A parada dá direito a uma visita ao Mercado de Natal, entre outras atrações, e também a um jantar com músicas ciganas. Em seguida, os passageiros seguem para Petrozavodsk, cuja população ainda preserva sua cultura e tradições, e depois para Murmansk, o ponto mais ao norte da jornada, já no Círculo Polar Ártico. Lá dá para conhecer memoriais da Segunda Guerra Mundial e, à noite, celebrar o Réveillon com um animado jantar.
Já no primeiro dia do novo ano chega a hora de encontrar com o Papai Noel típico da etnia Saami, nativa da Península Kola, que usa trajes azuis. Ele convidará os visitantes para um almoço e depois explicará tudo sobre a cultura de seu povo e sobre a vida na tundra. O dia termina com um passeio de trenó puxado por renas.
A viagem de volta a Moscou, no oitavo dia, faz uma parada na cidade de Vologda, de significativa herança histórica e cultural, que tem a mesma idade da capital russa e que costumava ser visitada por Pedro, o Grande, e por Ivan, o Terrível. Lá, as crianças poderão se divertir em um workshop de pintura de gingerbreads, doces típicos natalinos. Um roteiro verdadeiramente inesquecível!
São quatro tipos de categoria nos trens – todos com duas camas. A VIP, com cabines de sete metros quadrados, e banheiro privativo A classe executiva, menor (5,5 metros quadrados), mas também com banheiro próprio. Ambos contam com armários para bagagens maiores.
As classes mais econômicas são a First Class Plus e a First Class, com 3,3 metros quadrados. A diferença é que o vagão da Plus conta com quatro chuveiros para oito cabines, além de contar com duas camas maiores; a mais econômica, por outro lado, conta com apenas um chuveiro compartilhado por oito cabines – os vagões de ambas as classes contam ainda com dois banheiros para cada oito cabines.
Os trens não oferecem internet, porém você pode adquirir por 5 dólares um chip local e ficar conectado.
Oferecem tradutores em inglês, francês, alemão e espanhol