Difundir-se por um mercado com grande potencial de crescimento, como o da América Latina, e movimentar uma maior quantidade de cargas de forma mais ágil para mercados emergentes. Estes são os principais objetivos da companhia alemã ATC Aviation (www.atc-aviation.com), um facilitador logístico de cargas aéreas que planeja crescer 30% no Brasil até o fim deste ano otimizando o escoamento de produtos que necessitam de uma melhor intermediação para o Oriente Médio e Ásia. “Identificamos que perecíveis, couro, vestuário e medicamentos têm se mostrado como forte tendência de exportação para essas regiões, mas necessitam de uma logística mais adequada para atender de forma plena as regiões”, informa René Weinberg, diretor de operações das américas Central e do Sul da ATC Aviation.

De acordo com o executivo, o Brasil vem mostrando nos últimos anos que é um relevante mercado a ser explorado e a decisão de iniciar o plano de expansão por aqui se deve ao fato de o país ser um dos principais produtores de commodities do mundo e o maior da região. “Devido a nossa proximidade com os mercados do Oriente Médio e da Ásia observamos que não há uma forte cultura nos referidos segmentos. Como o Brasil sem dúvida é um dos maiores produtores de commodities do mundo a demanda por estes produtos se torna extremamente alta e competitiva no mercado global, principalmente para as regiões citadas”, explica.

Para que seja possível o crescimento de maneira consolidada, Weinberg destaca que a atividade de intermediação de logística aérea na América Latina em geral ainda precisa se desenvolver em duas frentes: os serviços devem ser prestados de modo personalizado para cada encaminhador de frete e a operação atender globalmente. “O mercado latino de cargas aéreas como um todo possui demanda intensa, mas só vai conseguir progredir de maneira sólida se aprimorar o suporte administrativo, de reserva, venda e locação do espaço nas aeronaves de modo personalizado a cada cliente, além de conhecer as rotas e destinos ideais para quem deseja exportar qualquer tipo de carga para qualquer parte do mundo”, afirma.

Contudo, o diretor de operações das américas Central e do Sul da ATC Aviation considera que a empresa pode colaborar para a melhoria da cadeia. “Como atuamos desde 1971 sendo um dos principais facilitadores logísticos de cargas aéreas do mundo conquistamos parcerias globais com 70 das melhores companhias aéreas, em 35 países, e, em 2014, atingimos um faturamento de 360 milhões de euros. Estamos convictos que temos condições de agregar muito ao mercado latino-americano”, assegura.

Segundo , René haverá ainda para este ano a abertura de mais escritórios na região. “Na América Latina, nos instalamos no ano passado simultaneamente tanto aqui no Brasil quanto na Argentina, Equador, Uruguai e Paraguai, mas vamos nos expandir para Chile, Peru, Bolívia e Colômbia ainda em 2015. Toda essa presença reforça a importância do atendimento global, uma vez que todos os nossos funcionários possuem conhecimento técnico avançado e entendem a logística e a cultura de cada país, o que facilita o acompanhamento de toda a operação até a chegada efetiva da carga nos mais variados destinos”, esclarece.