O turismo receptivo na Alemanha continua a crescer . De janeiro a abril de 2018, o Departamento Nacional de Estatísticas do país europeu registrou 23,1 milhões de pernoites internacionais em hotéis com mais de dez leitos, o que equivale a um aumento de 4,8% em relação ao mesmo período em 2017. Para a CEO do German National Tourist Board, Petra Hedorfer, “um milhão de pernoites adicionais em quatro meses é mais que uma prova do bem-sucedido posicionamento da Alemanha como destino turístico”. De acordo com a executiva, a Europa, região que mais envia turistas para o território germânico, apresenta um crescimento consolidado de 3,6%. Fora do continente, os mercados asiáticos e norte-americanos também demonstram bons índices de evolução, com taxas de 6,5% e 8,2%, respectivamente.
Ainda em relação aos chamados mercados overseas (intercontinentais), a diretora do DZT – Centro de Turismo Alemão no Brasil, Margaret Grantham, complementa: “Após termos fechado 2017 com um crescimento de 14% em relação ao ano anterior, a Alemanha segue atraindo cada vez mais brasileiros. Nos primeiros quatro meses de 2018 ultrapassamos a marca de 200 mil pernoites, o que representa um aumento de 2% em relação ao ano anterior”, afirma.
Entre as cidades alemãs que mais receberam turistas brasileiros, Margaret cita Berlim, que registrou, em abril, um aumento de 5,2%. O ranking dos destinos se completa, sequencialmente, com Munique, que detectou crescimento de 9,8%, e Frankfurt, com 9,5% de aumento em relação ao ano passado.
De olho na próxima temporada de temperaturas elevadas no Hemisfério Norte, o DZT está desenvolvendo outra campanha viral mundial para o ano de 2019, além da já apresentada campanha de 100 anos da Bauhaus. Sob o título “German Summer Cities”, o German National Tourist Board (GNTB) inicia uma ofensiva de marketing digital, cuja hashtag, #GermanSummerStories, agrupa as atividades de mídia social.
Para a presidente do Conselho do GNTB, Petra Hedorfer, as férias de verão na Alemanha serão focadas em distintos segmentos. “Como líder de mercado em viagens urbanas e culturais, desenvolvemos nosso storytelling a partir de cinco clusters. Paralelo ao cluster Urban City, o qual destaca as cidades de maior porte lojas e roof tops descolados, o Alemaha Romântica enfatiza os atrativos das áreas rurais das pequenas cidades históricas, castelos e parques, paisagens de vinho e gastronomia tradicional“, exemplifica. Ainda de acordo com a dirigente, “as férias de verão no país germânico também oferecem uma variada gama de ofertas atraentes, especilamente no cluster Férias na Agua. Além de experiências únicas em nossa costa litorânea, clubes de praia, ilhas, lagos e casas flutuantes em rios e lagos, esse campanha retratará muito mais“, antecipa.
Quanto ao segmento Arte e Cultura, inclui museus, exposições, patrimônio industrial, música, shows e eventos ao ar livre. Por fim, os pontos turísticos tradicionais, os quais, em conjunto, constituem um forte apelo para se visitar o país. Desde a Filarmônica do Elba, ao norte do país, até a mina de Zollverein, o Portão de Brandenburgo e os castelos de Neuschwanstein e Hohenzollern, a Alemanha tem muito mais a oferecer em comparação a muitos outros concorrentes, considerados os atrativos dos 16 estados federais que garantem, por si, experiências únicas de viagem.
De acordo com Petra , a forte resposta à “Alemanha Simplesmente Inspiradora” ou à campanha atual, “Culinary Germany”, mostra que as atividades de mídia social de base ampla geram um alto grau de inspiração e conscientização para a Alemanha como destino de viagem. “Além do marketing digital, a comunicação ao vivo é tão importante quanto. Complementarmente, “eventos pop-up nos mercados internacionais dão impulso adicional à campanha “, finaliza.