Amortecedores
desgastados ou danificados podem trazer diversos riscos aos ocupantes e
veículo. “O desgaste dos amortecedores eleva a distância de frenagem, tende à
aquaplanagem do automóvel em superfícies alagadas e a sair para o lado de fora
das curvas”, afirma Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata,fabricante de
autopeças para o mercado de reposição automotiva com uma linha completa de
componentes para suspensão, transmissão, freios e motor

 

Ele explica
que os amortecedores tem a função de atenuar impactos na carroceria e manter os
pneus em contato com o solo, assim, é responsável por garantir a segurança e
boa dirigibilidade.

 

“Além de
comprometer a estabilidade do veículo, trafegar com os amortecedores
desgastados pode ocasionar também mais gastos do que o previsto aos
consumidores na hora de fazer a manutenção”, alerta.  Quando danificados,
os componentes podem ocasionar, entre outras consequências, desgaste prematuro
dos pneus.

 

Silva aponta
alguns fatores que interfere na durabilidade dos amortecedores. Terrenos
irregulares exercem mais impacto, podendo provocar o desgaste prematuro de
vários componentes da suspensão. O modo como o condutor do veículo dirige
também pode prejudicar o amortecedor.

 

Se não
houver nenhum tipo de ocorrência que possa prejudicar o amortecedor, como cair
em buracos, passar em redutor de velocidade de forma brusca, a recomendação é
revisar o conjunto de suspensão a cada 10 mil km a partir dos 40.000 km. “O
próprio motorista pode observar alterações no comportamento do veículo”, comenta.
Vibrações e ruídos na suspensão, balanço excessivo após freadas e arrancadas,
perda da estabilidade em curvas e pistas ruins, vazamento de óleo, 
redução do contato entre o pneu e solo e do controle da suspensão e
deterioração prematuro dos pneus podem ser indícios de que os componentes podem
estar com danificados.