A Associação Paulista de Medicina realiza, em 15 de setembro, a Reunião Científica de Mastologia com webtransmissão.  A reunião será multidisciplinar, com enfoque no tratamento da axila no câncer de mama e terá a presença de oncologistas clínicos, radiologistas e mastologistas.

Segundo o médico  Vicente Tarricone Junior, mastologista e professor de ginecologia da UNILUS Santos, a discussão sobre as técnicas de tratamento será um dos assuntos principais da reunião. “Discutiremos quando é realmente necessário realizar cirurgia ou optar por quimioterapia/radioterapia na axila, uma abordagem relativamente nova. Estudos mais modernos apresentam possibilidades para este tipo de intervenção. A própria radioterapia na axila, até então pouco indicada, aparece em um novo cenário, com resultados semelhantes ou tão bons quanto à cirurgia”, explica.

Com webtransmissão, a reunião poderá ser assistida por quem atua na especialidade, como oncologistas clínicos, radioterapeutas, cirurgiões oncológicos, mastologistas e ginecologistas. Sobre a importância do evento, dr. Vicente afirma: “Este tipo de atualização é fundamental em nossa especialidade. Será avaliada a vivência de cada médico e como se comportam em relação à axila. Além disso, as últimas publicações e congressos relativos ao mote serão resumidos no dia. Isso pode modificar as decisões que tomamos até hoje. Quem assistir, poderá saber como será no futuro”, adianta.   Para dr. Vicente, o compartilhamento de informações tornará os especialistas mais capacitados e seguros para levar novas tecnologias e técnicas nesta terapia. “Acredito que o câncer se combate com informação. O principal objetivo é esclarecer os benefícios ao paciente com essa forma de abordagem, com paciência e tratamento adequado”, conclui o especialista.