Quando os aviões da Al Qaeda atingiram as Torres Gêmeas, no dia 11 de setembro de 2001, Howard W. Lutnik, CEO da Cantor Fitzgerald, estava no jardim de infância, onde tinha ido acompanhar o primeiro dia de aula de seus filhos. Só por isso, ele sobreviveu. Mas seu irmão e outros 658 funcionários que estavam nos escritórios do 101º ao 105º andares da torre Norte não tiveram a mesma sorte. Da Eurobrokers, empresa filiada, 61 vidas se perderam. Tamanha tragédia não poderia cair no esquecimento. Por isso, além de um memorial virtual dedicado às vítimas do atentado – o Cantor Families Memorial -, Lutnik criou o Cantor Fitzgerald Relief Fund, com a doação de 1 milhão de dólares de recursos próprios, para apoiar as famílias de ex-funcionários da Cantor e da Eurobrokers, empresas que em 2004 deram origem à BGC Partners, Inc. 

Em 2005, mais um passo foi dado, em homenagem às vítimas do WTC: foi instituído o BGC Charity Day – uma ação global e simultânea, que acontece todo ano, no dia 11 de Setembro, com o objetivo de arrecadar fundos para familiares e entidades assistenciais em todos os países onde o BGC Partners está presente. Neste dia, 100% da receita gerada com a venda de operações financeiras nos escritórios de Nova York, Londres, Singapura, Hong Kong, Sidney, e desde 2010, quando a BGC Liquidez passou a integrar a BGC Partners, Inc, também em São Paulo e Rio de Janeiro, são revertidos para caridade: 50% vão para o Cantor Fitzgerald Relief Fund e 50% ficam com as instituições assistenciais escolhidas pelos escritórios regionais.

Nesse período, o Charity Day já arrecadou mais de 137 milhões de dólares. No Brasil, em sete anos, mais de 1,2 milhão de reais foram distribuídos para instituições beneficentes.

Corrente do Bem

O Charity Day conta com o apoio de personalidades influentes das artes, política e esportes, que doam 1 hora do seu tempo, no dia 11 de Setembro, para influenciar os clientes da BGC Partners, Inc a realizarem as operações financeiras. Ao longo dos anos, o evento já contou com a participação dos atores Susan Sarandon, Robert De Niro e Juliane Moore; o ex-prefeito de Nova York, Rudy Giuliani; ex-presidentes Bill Clinton e George W. Bush; Lady Gaga. Em Londres, os príncipes Harry e William; ex-prefeito, Boris Johnson; o chef Gordon Ramsay; a modelo e atriz Eva Herzigova; o roqueiro Rolling Stone Ronnie Wood; Rod Stewart e o piloto de F1, Lewis Hamilton; entre outros, também emprestaram o seu prestígio ao Charity Day.

No Brasil, os esportistas Bernardinho, Zetti, Zico e Raí; os músicos Paula Lima, Dudu Nobre e Luciana Mello; as atrizes Arlete Salles, Fernanda Machado e Leona Cavalli; o ator Luigi Barricelli, o comediante Hélio de la Peña, as modelos Daniella Sarahyba e Caroline Bittencourt; o apresentador Felipe Andreoli e a esposa Rafaella Brites, entre outros, também têm apoiado o Charity Day.

 

Na 8ª edição do BGC Charity Day no Brasil, as instituições selecionadas para receber as doações são: Fundação Gol de Letra, APAE de São Paulo, Casa Ondina Lobo e Fundação do Rim.  Todo o evento, com a presença das celebridades, pode ser acompanhando em tempo real pelas mídias sociais. Basta entrar na página da BGC Liquidez no Facebook, Twitter ou Instagram pelo endereço @BGCCharityDay. Para compartilhar a campanha, ajudando a difundir a ação, é só usar a hashtag #BGCCharityday.