A Federação das Associações Muçulmanas do Brasil – FAMBRAS participará pela 5ª vez, como expositora da 24ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo. O evento, que ocorrerá no Pavilhão de Exposições do Anhembi entre os dias 26 de agosto e 4 de setembro, contará com a presença da entidade em um estande de 60 m2, no qual serão distribuídos cerca de 60 mil livros sobre o islamismo gratuitamente. “Pretendemos mostrar que muçulmanos de todos os tempos participaram da ciência, da cultura, dos esportes e de outros movimentos sociais, na construção do que chamamos de civilização. Não existe um choque de culturas porque fazemos parte da mesma cultura e da mesma civilização”, explica Ali Hussein El Zoghbi, vice-presidente da entidade.

 

O intuito é enfatizar que o Islam é uma religião que prega a paz, a preservação da vida e a igualdade entre as pessoas e que uma parcela ínfima de pessoas utiliza sua bandeira para promover atos de violência – algo não aprovado pelos milhões de seguidores da religião. “Os verdadeiros muçulmanos não aprovam atos de terrorismo e violência em nome do Islam. Só o desconhecimento absoluto leva as pessoas a acreditar que concordamos com esses absurdos e é essa ignorância que gera o preconceito e a fobia contra nossa crença”, diz o Vice-presidente.

 

Na mesma medida, com os livros e folhetos, será possível o reconhecimento direto dos valores de base do islamismo como a generosidade, a solidariedade e o respeito ao próximo. Nas Bienais do Rio de Janeiro e de São Paulo, e também em palestras em universidades e atividades afins, a entidade já distribuiu aproximadamente 4,5 milhões de livros sobre a cultura e a sabedoria islâmicas.

Em 2015, uma parede com os 99 diferentes nomes designados a Deus, suas transcrições do árabe e traduções, chamou a atenção dos que caminhavam pelo evento em busca de novos conhecimentos. “Esse quadro foi o campeão de selfies. Neste ano, preparamos outro, que com certeza também será bem apreciado”, diz Zoghbi, apenas adiantando que o tema será a paz.

 

Em 2016, o estande espera atrair uma quantidade ainda maior de visitantes, seguindo na linha da interatividade, mas tendo as belezas e mistérios observados pelos cientistas muçulmanos como mote principal. A participação na Bienal do Livro de São Paulo faz parte de um dos principais projetos permanentes da entidade, o Conheça o Islam, que também marca presença na Bienal do Livro do Rio de Janeiro e distribui gratuitamente publicações sobre a religião nas ruas das principais capitais brasileiras.