Na residência  oficial do Cônsul da Alemanha, Axel Zeidler, em São Paulo, aconteceu ontem, dia 20, a apresentação oficial da nova edição (2017/2018) da Bolsa Chanceler Alemã para futuros líderes do Brasil (German Chancellor Fellowship for prospective leaders from Brazil).  Presentes :Thomas Timm, vice-presidente Executivo da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de São Paulo e Embaixador do Projeto no Brasil e  Walter Denk, representante da Fundação Alexander von Humboldt, que veio especialmente  ao Brasil  para  o lançamento.


  O programa “German Chancellor Fellowship”, é  uma oportunidade  para brasileiros, que, além de impulsionarem suas carreiras, recebem incentivo financeiro para  capacitação profissional  e  pessoal na Alemanha.  Conta com o patrocínio da Chanceler da República Federal da Alemanha, possibilitando a  oportunidade de apresentarem seus projetos para a Chanceler Alemã Angela Merkel.

O objetivo da Bolsa Chanceler, que já traz um histórico de sucesso em outros países (China, Índia, Rússia e Estados Unidos) e implementado no Brasil desde 2013, é promover pessoas e projetos com investimentos da Alemanha, incentivando o intercâmbio multicultural. No Brasil, essa iniciativa da Fundação Alexander Humboldt, que conta com a parceria da Câmara Brasil-Alemanha, destaca-se a cada ano com número recorde de inscritos. O Brasil desde a edição retrasada (2015/2016) deixa sua marca totalizando mais aplicações que todos os outros países juntos.

Destinado a jovens pesquisadores do Brasil, China, Índia, Rússia e Estados Unidos, esta iniciativa da Fundação,  concede ainda os futuros líderes a oportunidade de realizarem um projeto de pesquisa sobre questões mundiais como convidados em cooperação com uma instituição-anfitriã da Alemanha. Com apoio do anfitrião, os bolsistas têm um ano para se concentrarem em seus objetos de estudo. A Bolsa Chanceler contempla várias áreas distintas como Política, Economia, Mídia, Administração ou Cultura.

Como requisito   necessário, é preciso  ter formação superior completa, fluência em inglês ou em alemão . Outra exigência é a apresentação de uma carta de recomendação de um mentor para a pesquisa, que pode ser de instituição de ensino privada ou pública. A ajuda mensal para os aprovados varia entre 2.150 euros e 2.750 euros, dependendo das qualificações. Cursos adicionais de alemão, suporte para a família acompanhar o bolsista e as despesas com viagem estão previstos na bolsa. Todos os requisitos podem ser conferidos no edital da fundação

.

A bolsa de estudo da Fundação Alexander Humboldt tem duração de um ano e as inscrições vão até o dia 15 de setembro de 2017. Mais informações, acesse: www.humboldt-foundation.de/youngleaders