Quando o  primeiro Lexus LS foi lançado, o modelo  elevou o significado de luxo a um novo patamar, definiu padrões de referência por quase três décadas em termos de suavidade do motor, silêncio a bordo, acabamento impecável, atenção aos detalhes, confiabilidade e qualidade duradoura. Agora, a Lexus repete a história com a introdução da novíssima quinta geração do sedã. Por dentro e por fora, o novo LS reflete uma forte identidade e luxo exclusivamente japoneses. Ainda assim, o LS 2018 foi projetado para ser o mais novo representante global da marca, disponível em mais de 90 países. No Brasil o Lexus LS 2018 estará a venda no Brasil a partir do segundo trimestre de 2018.

“Não somente o LS simbolizará a marca Lexus, mas também se tornará o carro definitivo da nova geração, incorporando a tradição e a cultura japonesas”, afirmou  Toshio Asahi, engenheiro chefe do novo LS.

Mais longo e mais baixo do que o modelo que substitui, o novíssimo LS estreia um desenho marcantemente arrojado, com uma silhueta semelhante à de um cupê, pontuada pela exclusiva linguagem de design Lexus. Uma das grandes novidades é a nova plataforma global para veículos de luxo, chamada GA-L. Esta plataforma premium oferece uma experiência de condução mais dinâmica e, ao mesmo tempo, eleva o renomado conforto

O Lexus LS original foi aclamado por prever o que os clientes de luxo poderiam querer, em vez de simplesmente amplificar o que marcas de carros de luxo estabelecidas ofereciam na época. Nesse espírito, a espaçosa cabine, detalhes exclusivos e tecnologia visionária do LS 2018 novamente surpreenderão os clientes, redefinindo as expectativas para um sedã símbolo global.

O LS original lançou a marca Lexus; o novíssimo LS 2018 é a pedra fundamental para levar a marca para uma direção mais dinâmica. Para criá-lo, a empresa automobilística  adotou a abordagem de partir do início, reimaginando o que um sedã como este deve ser, como se a marca estivesse sendo lançada novamente. O objetivo não foi melhorar o que a Lexus já havia feito, mas sim ultrapassar as expectativas dos clientes. Um fio condutor entre todos os modelos LS permanece: Omotenashi, o conceito de hospitalidade japonesa. Aplicado a um carro de luxo, isso significa tomar conta do condutor e dos passageiros, prevendo suas necessidades, cuidando do seu conforto e ajudando a protegê-los contra o perigo. Moldando uma identidade única “O LS é o carro-chefe da marca Lexus”, disse o designer chefe, Koichi Suga. “Mais do que qualquer outro modelo, ele incorpora a história e a imagem da Lexus e serve como símbolo de tudo o que a marca significa”. Os projetistas da Lexus aproveitaram ao máximo a nova plataforma, com seu perfil mais baixo e comprimento comparável com o de um sedã de prestígio com grande distância entre eixos, para dar ao novo LS uma aparência alongada e próxima ao solo. Em comparação com o LS que está saindo de linha, o novo modelo é cerca de 1,5 cm mais baixo, com capô e o porta-malas aproximadamente 3,0 e 4,0 cm mais baixos, respectivamente.

O design único da grade dianteira estilo “Spindle Grill”, com textura que parece mudar conforme a luz, é o resultado de intenso desenvolvimento e ajuste manual de milhares de superfícies individuais. O farol com três projetores estreitos se mescla a um farol de LED em L que envolve amplamente a lateral para dar uma aparência marcante à dianteira do LS. O LS 2018 conta com rodas de 20 polegadas, que empregam uma aparência brilhante criada com o uso de uma técnica de galvanoplastia conhecida como crepitação. A nova plataforma Lexus GA-L é a mais resistente da história da Lexus, oferecendo uma maciez de condução aprimorada e silêncio na cabine. A distância de 3,12 metros entre os eixos é 3,3 cm mais longa do que a do modelo anterior. O novo design do LS otimiza o centro de gravidade e a distribuição de peso.

Contribuindo para oferecer um equilíbrio inigualável entre conforto e dirigibilidade, a Lexus aprimorou sua Gestão Integrada de Dinâmica do Veículo (VDIM), introduzida pela primeira em 2005, e que controla todos os subsistemas disponíveis no carro, como ABS, Controle de Tração (TRAC/TRC), Controle de Estabilidade (VSC), Direção Elétrica (EPS), Direção com Taxa de Câmbio Variável (VGRS) e Direção Traseira Dinâmica (DRS). Ao criar o novo LS, os engenheiros usaram materiais leves, incluindo aço prensado a quente de alta tensão e outras ligas de aço em áreas críticas. De fato, o LS 2018 possui uma composição de massa de aço de alta resistência de quase 30%, o que é mais do que o dobro do que o LS anterior (14,1%). Contribuindo para o desempenho de condução, a nova plataforma reduz o centro de gravidade do veículo, colocando a maior parte de sua massa, incluindo o motor e os ocupantes, em posições mais centralizadas e mais baixas. Como no LS anterior, o novo modelo oferece um sistema de suspensão a ar que aprimora ainda mais a já sublime qualidade de condução. Uma nova versão mais avançada da Suspensão Variável Adaptativa (AVS) ajusta continuamente o controle de amortecimento em resposta às operações de condução e às condições da superfície da estrada. “Continuamente” é a palavra-chave, pois a Lexus aumentou os níveis de comutação da força de amortecimento de nove no modelo anterior para 650 no LS 2018. O resultado é a operação mais rápida, ininterrupta e refinada.

A versão híbrida do LS 2018 adota uma abordagem completamente diferente do modelo anterior. O novo sistema Multi Stage Hybrid, que estreou no LC 500h, combina um motor a gasolina V6 de 3.5 litros Atkinson naturalmente aspirado com dois motores elétricos e usa uma bateria compacta e leve de lítio-íon. O sistema garante um amplo torque em toda a faixa de velocidade do motor, capaz de gerar 359 cv de potência e permite ao LS 500h acelerar de 0 a 100 km/h em 5,1s. O novo sistema baseia-se na transmissão planetária contínua controlada eletronicamente do Lexus Hybrid Synergy Drive acoplada a um novíssimo conjunto de engrenagens automáticas de quatro velocidades. Os dois sistemas trabalham em conjunto para expandir a gama geral de engrenagens e aumentar a operação do motor V6 em uma faixa de velocidade mais ampla do que os híbridos anteriores. No modo M, os dois conjuntos de velocidades são controlados em conjunto para proporcionar o efeito de 10 marchas, dando ao LS 500h uma sensação de condução altamente envolvente e permitindo que o motorista mude as proporções com os botões de câmbio. O sistema Multi Stage Hybrid permite mais assistência elétrica em velocidades mais baixas do veículo e permite que o LS 500h funcione com o motor a gasolina desligado para distâncias curtas a velocidades de até 140 km/h. Conforto progressivo com inspiração tradicional Criar um novo padrão de carro de luxo não é simplesmente uma questão de adicionar mais recursos e tecnologia. Inspirada pelo princípio omotenashi, a Lexus buscou incluir na nova cabine do LS o luxo que acolhe e envolve passageiros ao tratar o motorista como um parceiro.

Os novos assentos dianteiros contam com 28 modos de ajuste diferentes; aquecimento e massagem estão incluídos. Além disso, a função de aquecimento no assento traseiro também é inédita no mundo. Dois aquecedores dedicados, localizados nas áreas do ombro e da parte inferior das costas, aquecem essas áreas específicas sem aquecer o corpo inteiro de uma pessoa.

Ao aprimorar todos os aspectos do LS, a Lexus dedicou especial atenção aos bancos traseiros do sedã. As opções de aquecimento e massagem fazem do assento traseiro um ambiente acolhedor. Os assentos elétricos dianteiro e traseiro disponíveis com massagem Shiatsu, parte do Pacote Executivo, oferecem mais espaço para as pernas do que qualquer LS anterior (8,6 cm a mais do que a última geração). Além disso, o assento atrás do passageiro dianteiro pode ser reclinado até 48 graus (maior ângulo no segmento) e pode ser levantado até 24 graus para ajudar o passageiro do banco traseiro a sair do veículo. Os assentos traseiros possuem função “Relaxamento” e utilizam bolsas de ar integradas no encosto e na almofada do assento. Elas são infladas para aplicar pressão estrategicamente ao corpo do ocupante, ao mesmo tempo em que aplicam calor nas áreas do ombro e da parte inferior das costas. O ocupante pode selecionar entre três programas (“Relaxar”, “Alongar” e “Simples”) e quatro para áreas específicas (“Tronco superior”, “Tronco inferior”, “Ombros” e “Lombar”). Outra novidade desta nova geração do LS é a suspensão pneumática disponível com uma função de acesso. Ativado ao desbloquear o carro com a chave inteligente, o modo de acesso eleva automaticamente o veículo em até 30 mm e amplia o assento do banco para receber os motoristas ao volante.