O Centro de Eventos do Ceará será palco, a partir de amanhã dia  31 de maio até o dia 3 de junho, da 24ª edição do DFB Festival, maior encontro de moda autoral da América Latina, criado pelo expert Cláudio Silveira. Constituído por atrações para diversos eixos, o evento também abrange um ciclo formativo de conhecimento e troca de vivências, por meio de palestras, talks e oficinas. Nesta edição, o evento conta com grandes parceiros, são eles: Senai Cetiqt (RJ) com o Inova Moda Digital; a Infinity distribuidora de cosméticos em parceria com a Eudora, que traz pela primeira vez ao evento Niina Secrets; a APSV, assessoria jurídica do DFB Festival, que abordará um painel sobre as relações de trabalho no mundo da moda; e a Blinclass, que traz de volta ao Ceará o estilista Mario Queiroz.

Mário Queiroz foto divulgação

Para a abertura de palestras do evento no dia 1º de junho, o Inova Moda Digital, uma das maiores plataformas brasileiras a serviço da indústria da moda, apresentará o lançamento da pesquisa de tendências para o inverno 2024. Com equipe especializada formada por Angélica Coelho, Cléber Lima, Rafael Lemos, o Inova foi lançado em 2019 com o objetivo de divulgar tendências e informações estratégicas para o segmento moda, confecção e têxtil. O projeto é fruto de uma parceria entre o SENAI Cetiqt e o Sebrae Nacional e tem como intuito fomentar e fortalecer micro e pequenos negócios de moda e confecção da indústria brasileira por meio de consultorias presenciais, relatórios, artigos e materiais disponibilizados gratuitamente (inovamodadigital.com.br).

No dia 3 de junho, a APSV apresenta um painel onde abordará o Direito aplicado a empreendimentos criativos – uma relação desburocratizada e especializada, com foco nos riscos e especificidades desse modelo de negócios; a importância da formalização das relações e dos negócios criativos; os modelos de relação de trabalho; as noções gerais sobre propriedade intelectual; e as leis de incentivo.

Em seguida, a partir das 16h, um dos maiores designers do país, Mário Queiroz, apresentará a sua pesquisa “Espíritos Do Tempo – Arte – Moda – Rua – Londres – Paris”, que busca entender como as relações entre as imagens de moda e de arte tendem a influenciar a criação para os próximos tempos.  Inédito, o trabalho é resultado de análises de grandes exposições, imagens de vitrinas e interiores de lojas, em viagem realizada pelo profissional no mês de abril deste ano. As exposições pesquisadas foram: “Hallyu! The Korean Wave” e “African Pop”, no Victoria and Albert Museum; “Beyond the Streets”, na Saatchi Gallery; “Ai Weiwei: Making Sense”, no Design Museum; e em Paris, a “Art Paris Fair” e “Dior Galerie”.

Finalizando a programação do sábado, uma das primeiras blogueiras de beleza do Brasil, Niina Secrets, vem ao DFB para um “momento de beleza”. Com palestra apenas para convidados, a influenciadora contará a sua trajetória, além da sua paixão por skincare, maquiagem e moda.

Com expectativa de receber mais de 40 mil pessoas durante os quatro dias de evento, o DFB possui programação voltada para profissionais de toda a cadeia produtiva da moda, novos empreendedores e alunos de moda, design, marketing e áreas afins.

“Acreditamos que o formato híbrido é uma tendência consolidada para o setor de grandes eventos, e a moda também precisa seguir esse fluxo de inovação e reinvenção. Ao mesmo tempo que essa transmissão amplifica o alcance de nossas ações, permite que possamos chegar a mais pessoas, em qualquer lugar do mundo, utilizando diversas plataformas online”, destacam Cláudio e Helena Silveira, diretores do DFB.

 

Confira o line-up completo do cronograma de palestras – Dragão Pensando Moda:

Quinta-feira A – 01/06

14h30 – Edição especial Inova Moda Digital – Inverno 24 – Sala de desfile Areia – Apresentado pelo Senai Cetiqt (RJ);

 

Sábado – 03/06

14h30 – Descomplicando os negócios criativos – Protocolos simples e acessíveis transformados em aliados do sucesso – Mediado por Laizi Fracalossi – Sala de desfile Areia – Apresentado por APSV;

 

16h – Espíritos Do Tempo – Arte – Moda – Rua – Londres – Paris – Mediado por Mario Queiroz – Sala de desfile Areia;

 

17h – (Apenas para convidados) – Momento beleza com Niina Secrets – Sala de desfile Areia – Apresentado pela Infinity + Eudora;

 

Para ter acesso às palestras, inscreva-se em: https://www.sympla.com.br/evento/dpm-dragao-pensando-moda-2023/2009871

O DFB Festival 2023 é uma realização da Equipe de Produção, com apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE), nos termos da Lei 13.811, de 16 de agosto de 2006. Apoio: Prefeitura Municipal de Fortaleza, Sebrae-CE, Secretaria de Turismo do Estado do Ceará. Agradecimento à Enel Brasil.

Neste ano, o DFB continuará transmitindo os desfiles e palestras do Dragão Pensando Moda (DPM) pelo canal oficial no YouTube (https://www.youtube.com/dfbfestival).