De 1º a 4 de novembro, Belo Horizonte receberá  a 26ª edição do Minas Trend, maior salão de negócios de moda da América Latina. O evento, organizado pelo Sistema FIEMG, contará com programação presencial para lojistas, seguindo todos os protocolos sanitários, e on-line para o público , reforçando o seu potencial para a geração de negócios e movimentação econômica da cadeia produtiva do setor em nível nacional.

 

O Salão de Negócios, exclusivo para lojistas e compradores, estará aberto de 10h às 20h, com agendamentos. Devido à pandemia, não haverá desfiles, programação cultural e gastronômica nesta edição. A programação on-line será aberta ao público em geral e contará com palestras e lives com especialistas, que falarão principalmente sobre as inspirações e as referências para o setor, as tendências do Outono/Inverno 2022 e as apostas do novo mercado de Moda.

Flávio Roscoe, presidente da FIEMG foto Tânia Müller

Para Flávio Roscoe, presidente da FIEMG, o Minas Trend movimenta o mercado nacional e gera milhões de reais em negócios para toda a cadeia produtiva. “O evento surgiu para alavancar os negócios e para aproximar fabricantes de lojistas. Nesta edição de retorno, após um intervalo em função da pandemia, o Minas Trend tem foco total nos negócios de moda, gerando oportunidades para uma das principais cadeias produtivas do país e atuando para alavancar a retomada do setor”, diz.

 

Para o dirigente, o olho no olho será importante para a retomada desse novo momento da moda. “O evento promove o intercâmbio de experiência entre os participantes e consegue, assim, estimular o crescimento e a organização desse setor que é tão próspero, empregador e criativo”, comemora.

 

A estimativa é de participação de cerca de 90 marcas dos segmentos de vestuário, calçados, bolsas, joias e acessórios. Nomes como Luiza Barcelos, Lázara Design e Arte Sacra já estão confirmados para o evento.

 

Para o presidente do Sindicalçados-MG, Luiz Barcelos, essa edição tem gosto especial, pois traz de volta o contato presencial. “Esse contato é fundamental para a troca de experiência e networking entre os participantes”, ressalta. O presidente do Sindivest-MG, Rogério Vasconcelos, acredita que essa edição vem para consolidar o evento “que fez muita falta para o mercado mineiro”.

 

O presidente do Sindijoias, Manoel Bernardes, afirma que é uma oportunidade para as marcas se apresentarem neste momento de reaquecimento da economia. “O evento une marcas e compradores. Por isso, é um momento de extrema importância para os negócios das marcas mineiras”. Para o presidente do Sindibolsas-MG, Celso Afonso, essa edição é de extrema importância. “Ela sinaliza a volta dos eventos mais importantes do país e o início de um novo ciclo de normalidade. O setor de bolsas tem se mostrado em recuperação e a presença já confirmada de lojistas no evento comprova isso”.