O historiador e cientista político Luiz Felipe de Alencastro faz o curso “Temas da História e Cultura Brasileira”  , no Espaço Dr. Vila Nova, na Rua Dr. Vila Nova, 284 (próximo ao SESC Consolação). Com inscrições abertas até 10/2, o curso prevê  que começa no dia 6, terá 38 encontros (às terças-feiras, das 20:30 às 22:30) até o final de Novembro.

Professor titular da Escola de Economia da Fundação Getúlio Vargas e Professor emérito da Universidade de Paris Sorbonne, Alencastro ensina e escreve sobre História do Brasil moderno e contemporâneo, Angola, Atlântico Sul, escravismo, sistemas políticos, história econômica e história cultural, também apresentados no curso.

Como referências bibliográficas, as aulas trarão clássicos de padre Antônio Vieira, Gonçalves Dias, Joaquim Nabuco, Antonio Candido, Celso Furtado e Roberto Schwarz entre outros. Integra a lista o ensaio do próprio Alencastro, “Mulatos no Brasil e em Angola, uma abordagem comparativa, séculos XVII-XXI” (2018), artigos publicados no Brasil e no estrangeiro e o livro “O Trato dos Viventes” (2000), editado pela Companhia das Letras, previsto para publicação nos EUA, o livro em breve ganhará uma versão atualizada e um segundo volume, “O Fardo dos Bacharéis”, que vai tratar dos séculos XVIII e XIX. 

Valor: R$ 350,00/mês