O professor emérito de Psicologia e Public Affairs em Princeton e vencedor do Prêmio Nobel de Economia, Daniel Kahneman, é mais um keynote speaker internacional confirmado no Febraban Tech 2023, maior evento de tecnologia e inovação do setor financeiro. Conhecido pelo seu trabalho com economia comportamental, Kahneman vem ao Brasil e é o convidado especial para o painel de encerramento do congresso, no dia 29 de junho, às 17h30. A 33ª edição do evento será nos dias 27, 28 e 29 de junho, no Transamerica Expo Center, em São Paulo (SP).

 

No painel “Finanças comportamentais e a psicologia das decisões no dia a dia”, Kahneman expõe sua teoria sobre os impactos da psicologia e do comportamento no cotidiano, e como a mente humana influencia as decisões econômicas, políticas, sociais e nos negócios. A apresentação terá moderação de João Borges, diretor de Comunicação, Marketing, Mídias Sociais e Eventos da Febraban.

 

Kahneman conquistou o Prêmio Nobel de Economia em 2002 em reconhecimento por seu trabalho em parceria com Amos Tversky sobre comportamento humano e tomada de decisão. O inusitado na teoria de Kahneman no livro “A teoria da perspectiva”, que lhe rendeu o Nobel, foi o desafio de que as possibilidades de perdas influenciam mais do que as chances de ganhos nas decisões. Ou seja, ele analisa como as pessoas fazem escolhas entre alternativas que envolvem riscos e as que têm probabilidades incertas para os resultados.

 

Teórico das finanças comportamentais (behavioral finance), Kahneman combina a economia com ciência cognitiva para explicar o comportamento aparentemente irracional da gestão do risco pelos seres humanos. Em sua apresentação no Febraban Tech, Kahneman também vai abordar os aspectos relacionados à tecnologia como algoritmos, dados e inteligência artificial, e a importância da transparência destes temas nas tomadas de decisões.

 

Autor influente, Kahneman teve mais de 10 milhões de cópias vendidas de seu livro “Thinking, fast and slow”(Rápido e devagar: duas formas de pensar), publicado em 2010. Seu mais recente trabalho, publicado em 2021 é “Noise: a flaw in human judgment” (com Olivier Sibony e Cass Sunstein). Entre outros reconhecimentos do autor estão a Presidential Medal of Freedom (2013) e a Distinguished Lifetime Career Contribution da American Psychological Association.

Ao longo do congresso, os participantes poderão acompanhar debates sobre Open Finance, Meios de Pagamento, Inteligência Artificial e Inteligência Artificial generativa, Economia Tokenizada, Dados, Metaverso e Web3, Nuvem, Cibersegurança, Internet das Coisas, 5G, Fintechs, além dos aspectos ambientais, sociais e de governança (ESG).

As trilhas de conteúdo são:

A escalada do open finance, Pix e os serviços agregados

Economia tokenizada já é realidade?

Os dados e a inteligência escalável

Web3 e metaverso na prática e sem hype

Nuvem coloca futuro em movimento

A IA generativa e a (re)conquista do cliente

Resiliência cibernética garante confiança digital

IoT e 5G expandem e conectam mercados

ESG direciona sociedade inclusiva, diversa e sustentável

Cross Industry: a inovação além do setor financeiro

Fintechs, parcerias e o novo cenário de negócios

 

Além dos debates divididos em mais de 100 painéis de conteúdo e em 8 auditórios/palcos por especialistas, o Febraban Tech 2023 ainda reúne as empresas mais inovadoras do mundo, que trazem os principais produtos e serviços voltados ao setor financeiro para o presente e futuro da sociedade digital.