O outono mal começou e já sentimos os efeitos dos excessos do verão. Muito Sol, umidade, calor e a maquiagem das festas de fim de ano e do carnaval tendem a dar aquela detonada na cútis e E chegamos a um dos melhores períodos para recuperar o danos causados. A palavra de ordem é hidratação, principal artifício para manter a aparência saudável e natural. Convidamos a dermatologista dra. Ana Coutinho, responsável pelo departamento médico do grupo Pierre Fabre, para esclarecer algumas das principais dúvidas e dar algumas dicas essenciais para a temporada de “relax facial” e dar fim àquelas manchinhas que surgem com a exposição ao Sol.

O primeiro passo para dar aquele up na pele é cuidar da higiene, um hábito diário que faz toda diferença, pois elimina as “macro sujeiras” e prepara para receber outros cuidados. Produtos hipoalergênicos, com propriedades anti-inflamatória, antiseborreica e elevada tolerância são perfeitos para limpeza facial diária como o Cleanance Gel e o Actine líquido.

“O ideal é fazer uma limpeza pela manhã usando loção micelar, para retirar as sujeiras mais profundas, e usar um sabonete indicado para o rosto para preparar a pele para os outros produtos, a serem utilizados ao longo do dia, e eliminar vestígios dos produtos usados durante a noite. E borrifar água termal ao longo do dia para cuidar e acalmar a pele.”, esclarece a dra. Ana Coutinho.

Após a limpeza, a hidratação que é o principal segredo de beleza de muitas mulheres, com Alicia Keys – que abriu mão da make up por um tempo e revelou que passou a cuidar melhor da pele depois desse período sabático.  A dermatologista Ana explica que a hidratação é a etapa responsável pela manutenção do teor hídrico da pele, que impede o enrugamento e a descamação superficial: “Durante o dia, a exposição ao sol, ao vento, ao frio (ar refrigerado) além de outras situações aumentam a perda de água pela pele. Produtos delicados, com ótima cosmética, hipoalergênicos conseguem preservar a maciez da pele sem torná-la oleosa, como por exemplo o sérum hidratante”.

O sérum da Avène, Hydrance Optimale, é um ótimo produto para hidratação do rosto, já que preserva o toque macio, de forma duradoura, aliviando assim a sensação de ressecamento de algumas peles mais irritadas ou secas.

Os milagres de recuperação da pele não ficam restritos à higiene e hidratação. A nutrição é um fator primordial, e segundo a dra. Ana Coutinho à noite é um momento apropriado para dar atenção ao ato de nutrir região cutânea, assim como fazer uso de produtos que renovam as células e que tratam manchas e outras lesões causadas ou agravadas pela exposição à luz solar e luz visível (lâmpadas, monitores, televisões e celulares, por exemplo).

“À noite quando nos recolhemos, iniciamos o momento de descanso e resgate da região. Esta é a hora ideal para a pele receber os nutrientes ou os produtos anti-idade e clareadores”, esclarece a dermatologista.

DICAS: Peles maduras, precisam de mais hidratação e nutrição. Já, Peles seborreicas e acneicas precisam de linhas específicas de cuidados, que mantenham e controlem o excesso de oleosidade como TriAcnéal Expert da Eau Thermale Avène, ambos para uso noturno

O D-Pigment, desenvolvido pela Avène, contribui para uma ação despigmentante da pele, por diminuir a produção da melanina graças aos seus potentes agentes antioxidantes.

Proteção Solar: Etapa essencial para manter a saúde e o aspecto jovem da pele. Sua utilização diária com aplicações a cada 3-4 horas, inclusive em ambientes fechados (indoor) são fundamentais na prevenção do câncer e fotoproteção. As novas linhas da Avène e Darrow têm ótimas opções: Toque seco FPS 70 com cor e Sunsafe.

Ainda que o rosto seja o foco principal, é necessário ter uma rotina também para o corpo. O Trixerá Nutrition e o Skinsec mantém a pele hidratada e protegida.