No segundo dia da 46ª ABAV Expo Internacional de Turismo e 50º Encontro Comercial Braztoa, Bernardo Cardoso, diretor de turismo de Portugal, apresentou a palestra sobre a reinvenção de conteúdos para atrair novos visitantes para o país.
Portugal recebe mais turistas do que o dobro da população inteira e foi o primeiro país europeu considerado o melhor destino turístico do mundo pela World Travel Awards 2017. Esses fatores são consequência da democratização de atrações. Segundo o palestrante, é possível ter tudo em um único país: festivais, esportes, gastronomia e vinhos, surf, cultura e patrimônio.
“As pessoas não vão para um país para visitar uma atração ou ver apenas os monumentos históricos. Elas procuram coisas novas, querem ‘costurar’, ir à parte cultural e fazer trilhas, surfar e ver um festival de músicas”, explica Bernardo Cardoso.
Criatividade é um dos pontos principais para o sucesso do turismo em Portugal. O diretor explica que fazer coisas personalizadas é um dos diferenciais. “As pessoas estão cada vez mais dinâmicas; se destacam no mercado de turismo aqueles que se reinventam”, finaliza.