O Dragão Fashion Brasil (DFB), nesta edição chegou à sua maioridade e se transformou em DFB Festival. O evento que aconteceu de 24 a 27 de maio, no Terminal Marítimo de Passageiros de Fortaleza, celebrou a moda latino americana, com destaque à rica produção cultural do Peru. Além dos desfiles autorais de criadores, fashion shows e do Concurso dos Novos, o DFB Festival e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac/CE) apresentaram o maior ciclo de palestras, mesas-redondas e workshops sobre moda autoral no país, o DPM – Dragão Pensando Moda. Em seu 10° ano consecutivo.
Com renomados profissionais do setor, os cursos do DPM aconteceram das 14h às 17h, com total de 16 horas, com direito a certificado ao final. O estilista Mario Queiroz (SP) falou sobre “A formação da imagem do homem brasileiro” e a estilista Gabriela Mazepa (Senac/SP) sobre “A realidade do Upcycling”.
Representando o Senac da Bahia e de Pernambuco, a designer Phaedra Brasil (BA) e o estilista Luiz Clério (PE), foram ao evento disseminar informações e experiências sobre “Estratégia de Linguagem de Moda e Digital Influencer” e “Estilo Profissional e Pessoal”, respectivamente. Ambos os estados integram o Núcleo de Desenvolvimento Corporativo do Nordeste do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), coordenado atualmente pelo Senac Ceará, o que possibilitou essa parceria e o intercâmbio no segmento de moda.
Abriu o DPM, no dia (24), o Senac/CE , para abrir e DPM levou o estilista Alexandre Herchcovitch (SP), para um talk show sobre upcycling, termo que define o processo de transformar resíduos ou produtos descartáveis em novos materiais ou produtos de maior valor, uso ou qualidade. Herchcovitch falou sobre a sua experiência à frente da À La Garçonne, que nasceu como antiquário e transformou-se em fashion brand, comandada atualmente pelo seu parceiro, Fábio Souza, e cuja expertise é exatamente o trabalho de upcycling.
A seguir Herchcovitch participou de mesa de discussão juntamente com Marina de Luca (SP) – uma das criadoras da plataforma colaborativa Moda Limpa, uma agenda de fornecedores sustentáveis – e Gabriela Mazepa (PR) – fundadora do Re-Roupa, onde busca promover a transformação através das roupas em um processo criativo que foge do tradicional e se conecta com o momento que vivemos. A mediação é de Eduardo Motta (MG), consultor do Senac/CE e da Radar Inteligência e Projetos de Moda.
Na sexta-feira (26), o talk-show foi com a estilista Fernanda Yamamoto (SP), que tem marca própria desde 2008 e ateliê na Vila Madalena. Estabelecida no cenário da moda nacional por um estilo único, que combina processos artesanais, materiais nobres, cores e texturas à uma modelagem especial. Além de desfilar no SPFW desde 2010, já apresentou suas criações em semanas internacionais de moda, como a de Tóquio e no evento Raiz Diseño, no Chile. Em 2014 foi escolhida como uma das representantes brasileiras na BID14 (Bienal Iberoamericana de Design) na categoria Têxteis e Moda. Nesse mesmo ano recebeu o primeiro lugar na categoria Textil no Prêmio Design do Museu da Casa Brasileira.
Em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado do Ceará (Sebrae/CE), o Senac/CE promoveu um dia de debate sobre negócios, na quinta-feira (25), aconteceu a palestra sobre Novos Modelos de Negócios sob comando do Sebrae/CE. A mesa redonda “Sucesso através da colaboração” renuiu os empreendedores Hadji Aires (Babado Coletivo), Monike Oliveira (Pacto) e Daniella Milério (Transforme) apresentando empresas e projetos criativos, colaborativos e/ou sustentáveis. Saiba mais:
– Babado Coletivo – O coletivo de marcas autorais cearenses configura-se como uma ação de economia criativa, fruto da necessidade de fortalecer a produção local no segmento de moda, tanto em termos conceituais, como comerciais.
– Pacto, Negócio Colaborativo – Um novo ano, três ideias, um desejo. Foi assim que nasceu, em 2016, o projeto Pacto: a união entre uma arquiteta e duas designers que buscavam transformar sonhos em negócio criativo. O Pacto é sobre empatia, colaboração e coragem. É a tentativa de contar três histórias distintas que se cruzam com um objetivo em comum: aventurar-se junto para dar vida a uma ideia. Brotaram dessa aliança não só joias, roupas e negócios, mas a vontade de mostrar que “é melhor fazer junto que sozinho”.
– Transforme – Uma empresa focada na reciclagem, design, reaproveitamento de resíduos, com o objetivo de conscientizar as pessoas, respeitar a natureza e o próximo, e transformar objetos e atitudes.
O DFB agregou novos segmentos culturais em sua programação especial de 18 anos e a gastronomia permeou algumas ações, desde o food park até palestras. Em parceria com o Governo do Estado do Ceará, o DPM recebeu no sábado (27) o peruano José Luján Vargas, chef e proprietário do grupo Mesa Perú, que reúne os restaurantes Chullpi, Taytafe e Ayasqa. O autor dos livros “Cusco cocina milenaria” e “Semana de arte e culinária Peruana no Brasil” abordando o tema “Peru: a transformação de um país pela sua gastronomia”.
A seguir, uma mesa de discussão levantou questões e apontou caminhos sobre “Gastronomia cearense: desenvolvimento econômico e pertencimento cultural”, com a participação do chef João Luiz Lima, do Governo do Estado do Ceará, e mediação do chef e consultor do Senac/CE em gastronomia, Ivan Prado