O Dragão Fashion Brasil (DFB), nesta edição   chegou à sua maioridade e se transformou em DFB Festival.  O evento que aconteceu de 24 a 27 de maio,  no Terminal Marítimo de Passageiros de Fortaleza,   celebrou a moda latino americana, com destaque à rica produção cultural do Peru. Além dos desfiles autorais de criadores, fashion shows e do Concurso dos Novos, o DFB Festival e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac/CE) apresentaram o maior ciclo de palestras, mesas-redondas e workshops sobre moda autoral no país, o DPM – Dragão Pensando Moda. Em seu 10° ano consecutivo.

 

Márcio Correia e o Prof Marcos Izidio, do Senac, foram os  intérpretes da imprensa internacional.

Márcio Correia e o Prof Marcos Izidio, do Senac, foram os intérpretes da imprensa internacional.

Com renomados profissionais do setor, os cursos do DPM aconteceram das 14h às 17h, com total de 16 horas,   com direito a certificado ao final.  O estilista Mario Queiroz (SP) falou sobre “A formação da imagem do homem brasileiro” e a estilista Gabriela Mazepa (Senac/SP) sobre  “A realidade do Upcycling”.

Representando o Senac da Bahia e de Pernambuco, a designer Phaedra Brasil (BA) e o estilista Luiz Clério (PE),  foram ao evento disseminar informações e experiências sobre “Estratégia de Linguagem de Moda e Digital Influencer” e “Estilo Profissional e Pessoal”, respectivamente. Ambos os estados integram o Núcleo de Desenvolvimento Corporativo do Nordeste do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), coordenado atualmente pelo Senac Ceará, o que possibilitou essa parceria e o intercâmbio no segmento de moda.

Abriu o  DPM, no dia  (24), o Senac/CE , para abrir e DPM levou  o estilista Alexandre Herchcovitch (SP), para um talk show sobre upcycling, termo que define o processo de transformar resíduos ou produtos descartáveis em novos materiais ou produtos de maior valor, uso ou qualidade. Herchcovitch falou sobre a sua experiência à frente da À La Garçonne, que nasceu como antiquário e transformou-se em fashion brand, comandada atualmente pelo seu parceiro, Fábio Souza, e cuja expertise é exatamente o trabalho de upcycling.

A seguir   Herchcovitch participou de mesa de discussão juntamente com Marina de Luca (SP) – uma das criadoras da plataforma colaborativa Moda Limpa, uma agenda de fornecedores sustentáveis – e Gabriela Mazepa (PR) – fundadora do Re-Roupa, onde busca promover a transformação através das roupas em um processo criativo que foge do tradicional e se conecta com o momento que vivemos. A mediação é de Eduardo Motta (MG), consultor do Senac/CE e da Radar Inteligência e Projetos de Moda.

Na sexta-feira (26), o talk-show foi com a estilista Fernanda Yamamoto (SP), que tem marca própria desde 2008 e ateliê na Vila Madalena. Estabelecida no cenário da moda nacional por um estilo único, que combina processos artesanais, materiais nobres, cores e texturas à uma modelagem especial. Além de desfilar no SPFW desde 2010, já apresentou suas criações em semanas internacionais de moda, como a de Tóquio e no evento Raiz Diseño, no Chile. Em 2014 foi escolhida como uma das representantes brasileiras na BID14 (Bienal Iberoamericana de Design) na categoria Têxteis e Moda. Nesse mesmo ano recebeu o primeiro lugar na categoria Textil no Prêmio Design do Museu da Casa Brasileira.

Em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado do Ceará (Sebrae/CE), o Senac/CE promoveu um dia de debate sobre negócios, na quinta-feira (25),  aconteceu  a  palestra sobre Novos Modelos de Negócios sob comando do Sebrae/CE. A mesa redonda “Sucesso através da colaboração” renuiu os empreendedores Hadji Aires (Babado Coletivo), Monike Oliveira (Pacto) e Daniella Milério (Transforme) apresentando empresas e projetos criativos, colaborativos e/ou sustentáveis. Saiba mais:

– Babado Coletivo – O coletivo de marcas autorais cearenses configura-se como uma ação de economia criativa, fruto da necessidade de fortalecer a produção local no segmento de moda, tanto em termos conceituais, como comerciais.  

– Pacto, Negócio Colaborativo – Um novo ano, três ideias, um desejo. Foi assim que nasceu, em 2016, o projeto Pacto: a união entre uma arquiteta e duas designers que buscavam transformar sonhos em negócio criativo. O Pacto é sobre empatia, colaboração e coragem. É a tentativa de contar três histórias distintas que se cruzam com um objetivo em comum: aventurar-se junto para dar vida a uma ideia. Brotaram dessa aliança não só joias, roupas e negócios, mas a vontade de mostrar que “é melhor fazer junto que sozinho”.

– Transforme – Uma empresa focada na reciclagem, design, reaproveitamento de resíduos, com o objetivo de conscientizar as pessoas, respeitar a natureza e o próximo, e transformar objetos e atitudes.


O DFB agregou novos segmentos culturais em sua programação especial de 18 anos e a gastronomia permeou algumas ações, desde o food park até palestras. Em parceria com o Governo do Estado do Ceará, o DPM recebeu no sábado (27) o peruano José Luján Vargas, chef e proprietário do grupo Mesa Perú, que reúne os restaurantes Chullpi, Taytafe e Ayasqa. O autor dos livros “Cusco cocina milenaria” e “Semana de arte e culinária Peruana no Brasil” abordando o tema “Peru: a transformação de um país pela sua gastronomia”.

A seguir, uma mesa de discussão levantou questões e apontou caminhos sobre “Gastronomia cearense: desenvolvimento econômico e pertencimento cultural”, com a participação do chef João Luiz Lima, do Governo do Estado do Ceará, e mediação do chef e consultor do Senac/CE em gastronomia, Ivan Prado